Projeto Itinerante aproxima estudantes da rede pública aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Entre os dias 4 e 8 de novembro, alunos da rede pública de Paranaguá participam do projeto “Caminhão ODS Artístico”, que reúne oficinas, exposição fotográfica e a exibição de uma peça teatral. Com ações culturais para cerca de 2 mil alunos de escolas públicas, o projeto visa fomentar a arte e utilizá-la como ferramenta para fazê-los refletir sobre a sustentabilidade. O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela Cultura Ambiental Produções.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reúnem diversas metas elencadas pela Organização das Nações Unidas – ONU como temas prioritários da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza, os cuidados para uma saúde de qualidade, a igualdade de gênero, a erradicação da fome, entre outros. “Neste projeto, nós usamos ferramentas lúdicas e a magia da arte para estimular os alunos a pensarem sobre os principais problemas encontrados no mundo. Da mesma forma, as atividades propõem que eles olhem para a própria comunidade e se enxerguem como parte responsável pelas soluções” completa Jéssica Lora, produtora cultural do projeto.
Durante as ações nas escolas, os estudantes também assistem a apresentações teatrais da peça Trilhando Caminhos Sustentáveis, abordando temas relacionados aos ODS, como sustentabilidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar. Dentre as atividades também estão previstas oficinas de artes cênicas nas quais os alunos aprenderão técnicas de atuação, expressão corporal e improvisação, aplicando esses conhecimentos em pequenas apresentações para os colegas. Outra ação que faz parte do projeto é a realização de uma exposição fotográfica que visa provocar reflexões acerca da preservação ambiental.
Visando promover a acessibilidade, o projeto será feito em espaço adaptado para pessoas com mobilidade reduzida como rampas, corrimões e piso tátil. Também contará com monitores treinados para receber pessoas com dificuldades de aprendizado, interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, para pessoas com deficiência auditiva, além de transcrição em Braille dos textos da exposição.
Programação nas Escolas
4/11 – Escola Municipal Profª. Francisca Pessoa Mendes
5/11 – Escola Municipal Dr. Aníbal Ribeiro Filho
6/11 – Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa
6/11 – Escola Municipal Sully da Rosa Vilarinho
7/11 – Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz
8/11 – Escola Municipal Profª. Arminda de Souza Pereira