Projeto que troca materiais recicláveis por hortifrúti faz sucesso entre moradores de Guaratuba

Iniciativa trabalha a educação ambiental, incentiva a alimentação saudável e gera renda para famílias que atuam na usina de triagem de resíduos recicláveis


Por Flávia Barros Publicado 14/06/2024 às 16h11

Fazer a separação do lixo e dar a destinação correta, tanto para os resíduos orgânicos quanto para os recicláveis, é uma atitude que demonstra civilidade e consciência do que é melhor para o meio ambiente. Além disso, é algo que impacta na economia, uma vez que boa parte dos resíduos produzidos em uma residência pode ser reciclado, desde que sejam limpos e separados da forma correta. Para incentivar o hábito entre os moradores de Guaratuba, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) iniciou, em 13 de março, o Projeto Eco Feira.

“Lixo” trocado por comida

A iniciativa abrange todos os bairros da cidade, desde a Barra do Saí até a Prainha, e funciona de forma simples: a cada 15 kg de materiais recicláveis levados até os pontos de troca, cada morador tem direito a uma sacola com 5 kg de hortifrúti produzidos por produtores rurais de Guaratuba e um doce de banana.

A adesão ao programa está em constante crescimento, resultando, até agora, na coleta de mais de 5,1 toneladas de materiais recicláveis encaminhados à Usina de Triagem de Resíduos Sólidos do município”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Edgar Fernandez, ao JB Litoral.

Em menos de três meses de existência, 1.305 kg de hortifrúti já foram entregues aos moradores que levaram os recicláveis até as escolas divulgadas com antecedência pela Administração Municipal.

Até o momento, 261 dessas sacolas foram distribuídas em nossos pontos de encontro, que são sempre em escolas da cidade, fornecendo alimentos de qualidade às famílias de Guaratuba. Também é um projeto que promove a educação ambiental e geração de renda para as 36 famílias que realizam o manejo desse material na Usina de Triagem. Então, trabalhamos com essa tríade: educação, saúde e economia”, completa Fernandez.

Facilita a reciclagem

O secretário também enfatiza a importância de os moradores estarem atentos aos materiais que podem ser trocados pelas sacolas com frutas, legumes e verduras frescos. Ele explica que cada pessoa tem direito a até dois vales por mês. “A coleta ocorre a cada duas semanas em escolas de diferentes regiões da cidade, onde os moradores devem levar materiais recicláveis já limpos e ensacados. Os materiais são pesados no local. Caso não atinjam os 15 kg de uma só vez, os moradores cadastrados podem acumular até atingir essa quantidade e então receber o vale para retirar a sacola com hortifrútis”, detalha Edgar.

Os materiais recicláveis aceitos, que devem estar limpos, são:

  • Metais (latas de bebidas e alimentos; ferragens; esquadrias; fios elétricos; arames e chaves; panelas e bandejas; descartáveis de alumínio; objetos de metal em geral, tais como alumínio, cobre, aço);
  • Papel (papelão; jornais e revistas; impressos em geral; caixas de papelão; cartolinas; envelopes e sacos de papel; cadernos e rascunhos; aparas);
  • Plástico (embalagem em geral; garrafas PET de refrigerantes; canos e tubos de PVC; sacos e sacolas; brinquedos quebrados; copos descartáveis; utensílios domésticos; isopor);
  • Vidro (garrafas, frascos e potes de alimentos, remédios, perfumes etc.; recipientes como copos e jarras; fragmentos e cacos dos itens citados);
  • Óleo vegetal de cozinha, que deve ser armazenado em garrafas PET.

Atividade em família

Na última entrega de sacolas, ocorrida na quarta-feira (5), em escolas localizadas nos bairros de Coroados, Eliana, Brejatuba, Cohapar, Canela e Mirim, a dona de casa Ana Merielen Kosowski, 32 anos, que é moradora do Centro de Guaratuba, levou os recicláveis e realizou a troca pela terceira sacola com alimentos, desde o início do projeto.

É uma ótima opção para nós moradores. Além de descartarmos corretamente nosso lixo reciclável, ainda recebemos verduras em troca”, contou Ana, em conversa com o JB Litoral.

A dona de casa mora com a mãe, o marido e os dois filhos do casal, de 9 e 6 anos. Ana disse que já realizava a separação correta do lixo, mas que agora ela e a família estão mais motivados.

Em casa todo mundo já fazia a separação. Como sempre junta bastante, me motiva poder ter essa recompensa que são as verduras. No mês passado, levei as crianças junto e elas adoraram receber a sacola. Assim, a gente já vai conscientizando desde pequenos a fazerem a troca”, finalizou a dona de casa.

A próxima entrega das sacolas e coleta de materiais acontecerá no dia 19 de junho, em quatro locais e horários: às 9h, na Escola Moisés Lupion (Centro); 10h, na Escola Máximo Jamur (Caieiras); 14h20, Escola Iraci Miranda Kruger; e às 15h20, na Tio Lulu (Cabaraquara).  

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaratuba pelo telefone (41) 3472-8647.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *