Recorde: Paraná se torna o 4º principal destino de turistas estrangeiros no Brasil em 2025


Por Por: Maria Heiffer com informações AEN

O Paraná registrou, em 2025, o maior número de turistas internacionais de sua história, consolidando o Estado como um dos principais destinos do Brasil. Ao todo, 1.064.416 estrangeiros passaram pelo território paranaense ao longo do ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (6) pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, com base em informações da Polícia Federal.

TURISMO PARANÁ – Foto SEES
O desempenho do Paraná também contribuiu diretamente para que o Brasil batesse recorde de visitantes internacionais em 2025. Foto: SEES

O número representa um crescimento de 5,4% em relação ao recorde anterior, registrado em 2019, quando o Estado recebeu 1.006.752 visitantes internacionais. Na comparação com 2024, o aumento é ainda mais expressivo: 16,6%, já que naquele ano foram contabilizados 912.255 turistas estrangeiros.

O desempenho do Paraná também contribuiu diretamente para que o Brasil batesse recorde de visitantes internacionais em 2025, com 9.287.196 turistas estrangeiros. No ranking nacional, o Estado aparece como o 4º principal portão de entrada do País, sendo responsável por 11,46% do total, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Somente no mês de dezembro, o Paraná recebeu 152.161 turistas internacionais, com destaque para visitantes vindos da Argentina e do Paraguai, países vizinhos que historicamente lideram o fluxo de entrada por fronteiras terrestres.

Um dos reflexos diretos desse movimento foi o recorde de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Em 2025, o atrativo registrou 2.020.359 visitantes, sendo 45% estrangeiros, de mais de 200 nacionalidades, reforçando o status das Cataratas do Iguaçu como um dos principais cartões-postais do Brasil no exterior.

Para o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, o resultado é fruto de políticas públicas contínuas de promoção do Estado.

“É um orgulho muito grande bater esse recorde e isso se deve muito à política pública do Governo do Estado de promover os nossos atrativos mundo afora. As perspectivas para 2026 são ainda melhores com o início do voo direto para Portugal, o que deve atrair mais turistas da Europa. O Paraná é reconhecido como destino de natureza, de negócios, de cidades seguras e de belezas incríveis”, afirmou o secretário estadual do Turismo.

Foto DivulgaçãoUrbia Cataratas SA

Turismo nacional também cresce no Estado

Além do avanço no turismo internacional, o Paraná segue em evidência no turismo nacional. Entre janeiro e novembro de 2025, houve um aumento de 19% na visitação de 42 atrativos turísticos do Estado, em comparação com o mesmo período de 2024.

Foram registrados 10.788.456 visitantes nos principais atrativos paranaenses em 2025, contra 9.000.958 no ano anterior, segundo levantamento do Viaje Paraná. O crescimento reforça o interesse crescente de brasileiros pelos destinos de natureza, cultura, lazer e negócios oferecidos pelo Estado.

Histórico de turistas internacionais no Paraná:

Com números em alta e novas conexões internacionais a caminho, o Paraná entra em 2026 consolidado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, tanto para visitantes estrangeiros quanto para o público nacional.

Sair da versão mobile