Redução de acidentes é o foco da Operação Verão da Capitania dos Portos


Por Redação JB Litoral

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), Organização Militar da Marinha do Brasil (MB) sediada em Paranaguá-PR e subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), inicia nesta segunda-feira (14) a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma navegação segura”, tendo como objetivo de reduzir o número de acidentes de navegação.

Para isso, até o dia 16 de março de 2021, serão intensificadas as ações de Inspeção Naval nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio. Além da fiscalização, a equipe orientará os condutores com relação a habilitação, conferirá a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificará a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, etc. Ainda haverá uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas.

Nos últimos quatro verões, os dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil envolvem as embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas. Com isso, elas serão o foco principal da ação.

As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e o esclarecimento das normas de segurança da navegação buscam proteger a vida humana, sem deixar de aplicar medidas rígidas contra as irregularidades constatadas.

Confira algumas importantes recomendações para a Segurança da Navegação:

Disque-Segurança da Navegação

Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores solicita-se que a CPPR seja acionada de imediato através do Disque-Segurança da Navegação no (41) 3721-1542. As informações podem ser encaminhadas ainda por e-mail no cppr.faleconosco@marinha.mil.br.

A Marinha do Brasil relembra que disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas.

Fonte: Comunicação Social da Capitania dos Portos do Paraná

Sair da versão mobile