Rota Caiçara de Cicloturismo planeja conectar os 7 municípios do Litoral


Por Denise Becker

Rota Caiçara de Cicloturismo pretende abrir caminho turístico com aproximadamente 340 km. Foto: Divulgação

Imagine um caminho turístico, com aproximadamente 340 km para conectar, em um só traçado, os sete municípios do litoral paranaense, incluindo as rotas locais com atrações próprias de cada cidade. Este é o projeto Rota Caiçara de Cicloturismo, proposta realizada pela equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na última quinta-feira (18), em um encontro promovido pela Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA), em Paranaguá.  

A ideia foi concebida pela equipe da UFPR e envolve a coordenação do Programa de Extensão CICLOVIDA e o curso de Gestão de Turismo da UFPR Litoral. Na ocasião da reunião com os prefeitos, foi informado que a inauguração da Rota se dará à medida que os trechos forem estruturados e sinalizados.

De acordo com José Carlos Assunção Belotto, coordenador do projeto Rota Caiçara de Cicloturismo, “o caminho já existe, estamos analisando o melhor traçado, possíveis adaptações em um ou outro local de acordo com a rota tronco ou caminho principal, em consonância com as rotas locais de cada município bem como suas atrações principais, conta.

No momento atual, o projeto entra numa fase de detalhamento individual das rotas locais e atrações de cada município, que estarão conectados ao traçado principal da Rota. “São vários parceiros engajados na execução dessa rota, uma alternativa de incentivo ao turismo, principalmente no inverno, período fora da sazonalidade de verão. Acreditamos que o incentivo dessa rota cicloturística irá atrair mais pessoas, principalmente durante os meses de inverno”, explica Belotto.

Segundo informações publicadas no site da Prefeitura de Paranaguá, houve amplo apoio dos prefeitos ao projeto, que na ocasião indicaram a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR) para realizar a governança da Rota Caiçara. Além disso, a equipe da UFPR solicitou a nomeação de um representante por município, que será responsável pela interlocução com a equipe do projeto no sentido de viabilizar a elaboração do termo de cooperação técnica entre os municípios, a universidade e a ADETUR para a realização das próximas etapas do projeto.

Próximos passos do projeto

Vale destacar que à frente do projeto está o Programa CICLOVIDA, que visa estimular a cultura do uso da bicicleta como esporte, lazer e transporte; e o curso de Gestão de Turismo da UFPR Litoral. No entanto, a coordenação do projeto enfatiza que são vários os envolvidos incluindo áreas internas da universidade, pessoas dedicadas à evolução dessa ideia. Além disso, a Paraná Invest, Paraná Turismo, Paraná Projetos, ADETUR Litoral e o Programa Paranaense de Ciclomobilidade (CICLOPARANÁ), por meio do Detran, também participam da iniciativa.

Sair da versão mobile