Saldo positivo: aniversário de Matinhos bate recorde de público e aquece a economia em baixa temporada


Por Flávia Barros Publicado 18/06/2024 às 09h06

Foram nove dias de festa, com direito a uma praça de eventos que fez Matinhos reviver os dias de verão em pleno fim de outono. A estrutura contou com praça de alimentação e dois palcos: principal e secundário, onde os matinhenses e visitantes comemoraram em grande estilo os 57 anos da cidade.

Foram shows de atrações conhecidas nacionalmente, apresentações de artistas locais, circo para as crianças, ato e desfile cívico e, ainda, o bolo de 57 metros e 1.600 kg para cantar os parabéns. Tudo de graça.

No sábado (15), penúltimo dia de festa, o pavilhão de eventos foi palco do casamento coletivo, em que 40 casais matinhenses oficializaram a união.

De acordo com a Prefeitura, o evento deste ano bateu recorde de público e superou a marca das 150 mil pessoas alcançada em 2022 e 2023, reunindo aproximadamente 200 mil pessoas nos 9 dias.

Economia aquecida 

A festa de aniversário da cidade movimentou o comércio local, trazendo fôlego econômico ao município fora da temporada de verão. “Bastante gente reservou com muita antecedência. Desde o mês passado já estávamos tendo reserva para essas datas da festa”, disse Jamile Pegoraro, que trabalha como atendente de um camping que lotou para os festejos.

FOTO 3
Festa aconteceu em um pavilhão de eventos montado especialmente para o evento, que recebeu um público de aproximadamente 200 mil pessoas. Foto: Prefeitura de Matinhos

Além de turbinar o setor de hotelaria e hospedagem, os turistas contribuíram para a economia de outros segmentos, como o de alimentação, como contou ao JB Litoral o comerciante Ruy Alexander Pinto, um dos 120 sorteados que atuaram na praça de alimentação do pavilhão de eventos montado para o aniversário. “De oito anos que moro aqui, eu sempre me programo, sempre guardo, todo ano escrevo tudo o que acontece mês a mês. Junho, julho, agosto e setembro é um período meio fraco para todo mundo. Mas quando vem esses eventos aqui no comércio, todos ficamos felizes. Todo comerciante gosta muito. A renda é muito boa. O aumento é de 80%. A cidade está linda. A praia é perfeita. E uns shows desses, nós não temos nem o que reclamar”, festejou.

Missão cumprida

Para José Luiz Leal, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, aquecer a estação onde o frio já se faz presente foi uma missão cumprida com sucesso. “A atual gestão, desde que começou, uma das demandas era essa: precisávamos aquecer o nosso inverno, desenvolver a nossa economia. Então, a gente vem investindo em eventos, em finais de semana fora da temporada de verão. Este grande evento, que realizamos pelo terceiro ano, é o principal ponto do que estamos chamando da nossa temporada de inverno”, destacou Leal.

Já o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (PSDB), o Zé da Ecler, ressaltou que, além de celebrar a história da cidade, a festa contribuiu para uma maior visibilidade do município.  “Foram nove dias de shows, em que os nossos comerciantes, tanto fixos como os ambulantes, faturaram e conseguiram fazer ‘uma gordura financeira’ para passar o restante do ano, até dezembro. Os últimos três anos, 22, 23 e 24, foram, com toda certeza, os anos mais valorizados, onde Matinhos mais se destacou no Brasil inteiro. Hoje, nós somos a terceira cidade mais visitada do Paraná. Perdemos apenas para Foz do Iguaçu e Curitiba”, festejou o prefeito.

FOTO 2
Prefeito Zé da Ecler acompanhou a festa. Na foto ele está no espaço PcD, que foi destinado às pessoas com deficiência. Foto: Prefeitura de Matinhos

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *