Saldo positivo: aniversário de Matinhos bate recorde de público e aquece a economia em baixa temporada


Por Flávia Barros
FOTO 1

Evento durou 9 dias e trouxe várias atrações nacionais ao palco principal, como o cantor Mumuzinho. Foto: Prefeitura de Matinhos

Foram nove dias de festa, com direito a uma praça de eventos que fez Matinhos reviver os dias de verão em pleno fim de outono. A estrutura contou com praça de alimentação e dois palcos: principal e secundário, onde os matinhenses e visitantes comemoraram em grande estilo os 57 anos da cidade.

Foram shows de atrações conhecidas nacionalmente, apresentações de artistas locais, circo para as crianças, ato e desfile cívico e, ainda, o bolo de 57 metros e 1.600 kg para cantar os parabéns. Tudo de graça.

No sábado (15), penúltimo dia de festa, o pavilhão de eventos foi palco do casamento coletivo, em que 40 casais matinhenses oficializaram a união.

De acordo com a Prefeitura, o evento deste ano bateu recorde de público e superou a marca das 150 mil pessoas alcançada em 2022 e 2023, reunindo aproximadamente 200 mil pessoas nos 9 dias.

1/25
2/25
3/25
4/25
5/25
6/25
7/25
8/25
9/25
10/25
11/25
12/25
13/25
14/25
15/25
16/25
17/25
18/25
19/25
20/25
21/25
22/25 Evento durou 9 dias e trouxe várias atrações nacionais ao palco principal, como o cantor Mumuzinho. Foto: Prefeitura de Matinhos
23/25
24/25
25/25

Economia aquecida 

A festa de aniversário da cidade movimentou o comércio local, trazendo fôlego econômico ao município fora da temporada de verão. “Bastante gente reservou com muita antecedência. Desde o mês passado já estávamos tendo reserva para essas datas da festa”, disse Jamile Pegoraro, que trabalha como atendente de um camping que lotou para os festejos.

Festa aconteceu em um pavilhão de eventos montado especialmente para o evento, que recebeu um público de aproximadamente 200 mil pessoas. Foto: Prefeitura de Matinhos

Além de turbinar o setor de hotelaria e hospedagem, os turistas contribuíram para a economia de outros segmentos, como o de alimentação, como contou ao JB Litoral o comerciante Ruy Alexander Pinto, um dos 120 sorteados que atuaram na praça de alimentação do pavilhão de eventos montado para o aniversário. “De oito anos que moro aqui, eu sempre me programo, sempre guardo, todo ano escrevo tudo o que acontece mês a mês. Junho, julho, agosto e setembro é um período meio fraco para todo mundo. Mas quando vem esses eventos aqui no comércio, todos ficamos felizes. Todo comerciante gosta muito. A renda é muito boa. O aumento é de 80%. A cidade está linda. A praia é perfeita. E uns shows desses, nós não temos nem o que reclamar”, festejou.

Missão cumprida

Para José Luiz Leal, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, aquecer a estação onde o frio já se faz presente foi uma missão cumprida com sucesso. “A atual gestão, desde que começou, uma das demandas era essa: precisávamos aquecer o nosso inverno, desenvolver a nossa economia. Então, a gente vem investindo em eventos, em finais de semana fora da temporada de verão. Este grande evento, que realizamos pelo terceiro ano, é o principal ponto do que estamos chamando da nossa temporada de inverno”, destacou Leal.

Já o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (PSDB), o Zé da Ecler, ressaltou que, além de celebrar a história da cidade, a festa contribuiu para uma maior visibilidade do município.  “Foram nove dias de shows, em que os nossos comerciantes, tanto fixos como os ambulantes, faturaram e conseguiram fazer ‘uma gordura financeira’ para passar o restante do ano, até dezembro. Os últimos três anos, 22, 23 e 24, foram, com toda certeza, os anos mais valorizados, onde Matinhos mais se destacou no Brasil inteiro. Hoje, nós somos a terceira cidade mais visitada do Paraná. Perdemos apenas para Foz do Iguaçu e Curitiba”, festejou o prefeito.

Prefeito Zé da Ecler acompanhou a festa. Na foto ele está no espaço PcD, que foi destinado às pessoas com deficiência. Foto: Prefeitura de Matinhos
Sair da versão mobile