Saneamento: IAT emite licença prévia para sistema de coleta e tratamento de esgoto na Ilha do Mel

O projeto será feito em duas etapas, nas comunidades de Nova Brasília e Encantadas, com investimento de R$ 33 milhões por parte da Paranaguá Saneamento, responsável pelo esgotamento de efluentes na localidade


Por Flávia Barros
Saneamento: IAT emite licença prévia para sistema de coleta e tratamento de esgoto na Ilha do Mel

Primeira etapa do projeto deve começar ainda este ano, estima o governo do estado. Foto: Ari Dias/AEN

Saneamento: IAT emite licença prévia para sistema de coleta e tratamento de esgoto na Ilha do Mel
1/6 Primeira etapa do projeto deve começar ainda este ano, estima o governo do estado. Foto: Ari Dias/AEN
2/6 Sistema de coleta e tratamento de esgoto será instalado nas comunidades de Nova Brasília e Encantadas. Foto: Prefeitura de Paranaguá
3/6
4/6 Anúncio foi feito na Ilha do Mel, com a presença também dos nativos, que veem no projeto a realização de um sonho. Foto: Ari Dias/AEN
5/6 Durante o evento de entrega da Licença Prévia, o governador Ratinho Junior e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, receberam o título de Cidadão Honorário de Paranaguá, conferido pela Câmara de Vereadores do município. Foto: Ari Dias/AEN
6/6 Participaram do evento o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes; o superintendente da Casa Civil, Renato Adur (Relações Institucionais); o diretor de Patrimônio Cultural do IAT, Rafael Andreguetto; o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; os prefeitos Roberto Justus (Guaratuba) e Rudão Gimenes (Pontal do Paraná); a vice-prefeita de Antonina, Rozane Osaki; a diretora-presidente da Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná, Cirleide Silva; o superintendente Patrimonial da União no Paraná, Tadeu Silva; além de vereadores, autoridades locais e servidores do IAT.

Ela é um dos paraísos ecológicos mais exuberantes e um dos destinos mais procurados por quem visita o Litoral. A Ilha do Mel, em Paranaguá, tem duas unidades de conservação e mais de 80% do território pertencente a uma Estação Ecológica. Mas com as comunidades locais e um turismo sempre vivo, a coleta e o tratamento de esgoto na ilha já era um assunto debatido há anos, porém, que não saía do papel.

Agora, essa realidade está prestes a ser mudada, com a entrega da Licença Prévia (LP) que permite o início do processo de licitação para implementação do sistema de coleta e tratamento de esgoto nas comunidades de Encantadas e Nova Brasília. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), durante visita à ilha, no último sábado (22).

É a realização de um sonho para todos os moradores, com infraestrutura de qualidade. É algo que lutávamos há 15 anos para que acontecesse. Todos ganham com isso, os moradores, os turistas. Agradecemos o empenho do governador, do IAT, da nossa equipe. Graças ao comprometimento de todos, a Ilha do Mel passará a ter essa infraestrutura diferenciada”, disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD).


O PROJETO


O projeto de esgotamento sanitário na Ilha do Mel será feito em duas etapas, com investimento de R$ 33 milhões por parte da empresa Paranaguá Saneamento, responsável pelo esgotamento de efluentes na localidade.

“Temos como objetivo o cumprimento das condicionantes o mais breve possível para que seja possível iniciar o processo de obras de implantação. O investimento em saneamento irá melhorar as condições de balneabilidade na Ilha, além de levar mais saúde e qualidade de vida para a população e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade, que está entre os pilares da Iguá”, disse o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

Péricles Weber, diretor executivo de Operações do Grupo Iguá, ressaltou a importância em continuar investindo em saneamento na Ilha do Mel e relembrou que o primeiro passo já foi dado com a solução das questões de abastecimento de água. “Depois de ter resolvido o problema de falta d’água na Ilha, que era uma reivindicação antiga, a Iguá agora direciona suas ações para resolver a questão da coleta e tratamento de esgoto. Esta obra não apenas eliminará a poluição hídrica e potencializará o turismo, como, principalmente, melhorará a qualidade de vida da população nativa”, afirmou Weber.

A Licença Prévia foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). De acordo com o cronograma, o próximo passo é a expedição da Licença de Instalação (LI), documento que autoriza o início das obras.

Hoje é um dia histórico para a Ilha do Mel e para o Litoral do Estado como um todo. Nós estamos dando a licença para as obras de saneamento básico da Ilha. Vamos transformá-la na ilha mais sustentável do Brasil, com saneamento básico, qualidade de vida para a população e para os turistas que já vêm visitar a nossa Ilha do Mel e deixar o seu recurso nos restaurantes, pousadas”, destacou Ratinho Junior.

De acordo com o governo, a primeira fase da execução do novo sistema deve começar ainda neste ano, pela praia de Nova Brasília. Serão instalados no local 5 km de extensão de rede, elevatórias e a estação de tratamento de efluente do modelo Reator Biológico de Leito Móvel.


PRÓXIMOS PASSOS


A etapa seguinte tem previsão de início em 2025, na Praia de Encantadas, também com a implantação de 5 km de extensão de rede, elevatórias e a estação de tratamento de efluentes do Modelo Reator Biológico de Leito Móvel. Já as casas mais afastadas serão atendidas individualmente ou agrupadas em sistemas específicos. A ação vai beneficiar aproximadamente 12 mil pessoas.

O diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro, destacou que o órgão ambiental busca melhorar a condição de vida dos moradores da Ilha do Mel, com foco em ações de sustentabilidade que possam ajudar no desenvolvimento da região.

Queremos transformar o Litoral do Paraná. Isso está acontecendo hoje. É um orgulho, uma satisfação poder fazer com que a Ilha tenha um saneamento básico estruturado”, disse. “Isso significa uma ação de toda a equipe para que possamos transformar o Litoral e a Ilha do Mel num local ainda melhor para os turistas que vêm e para os paranaenses que aqui vivem”, explicou Scroccaro.

APOIO DA COMUNIDADE


Ainda segundo o governo, o projeto conta com o apoio da comunidade, que foi ouvida durante as consultas livre, prévia e informada, realizadas ao longo dos últimos meses.

Há muitos anos nós ouvíamos falar, mas nunca houve um projeto como este para termos coleta e tratamento de esgoto. Isso é bom não só para a nossa comunidade, mas também para a natureza, o lençol freático, os turistas. Foi a melhor coisa que já aconteceu na Ilha do Mel”, comemorou o presidente da Associação dos Nativos da Ilha do Mel e Comunidades Tradicionais da Bacia de Paranaguá (Anime), Agnaldo Santos.

O diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza, ressaltou que as obras irão ajudar a melhorar os índices de balneabilidade da Ilha. “Nós estamos trazendo a coleta e tratamento do esgoto. Agora é a assinatura da licença prévia, com as condicionantes para a concessionária executar a obra para que, em breve, tenhamos a licença de instalação e início dos trabalhos”, explicou.

Sair da versão mobile