Secretária Municipal doa salários para reforma de prédio histórico de Morretes


Por Redação Publicado 15/03/2021 às 05h56 Atualizado 15/02/2024 às 20h48

Por Cleverson Teixeira

A cidade de Morretes, em novembro do ano passado, elegeu um novo prefeito para governar o pequeno município, o qual possui mais de 16 mil habitantes. Com a chegada de Sebastião Brindarolli Junior (PSD) ao poder executivo, foi criada uma nova estrutura administrativa e, com isso, novos nomes também foram lançados para compor as 12 secretarias do município. Umas das pessoas chamadas para fazer parte da equipe da atual gestão é Tatiana Brandão Perim, nomeada como secretária de Meio Ambiente, Turismo e Cultura. Ela é publicitária e dona do Ekôa Park, que é um espaço reservado ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional.

A empresária e agora funcionária pública, ao vivenciar a realidade financeira da cidade litorânea, resolveu investir os seus primeiros salários na reforma da Casa Rocha Pombo. Considerado um prédio histórico, o patrimônio foi tombado em julho de 1973, pela Secretaria Estadual de Cultura do Paraná. De propriedade da Prefeitura de Morretes, o local abriga a pasta a qual Brandão é a responsável. “Até agora, eu investi todo o salário na manutenção e reforma da Casa Rocha Pombo, onde é a Secretaria de Turismo e Cultura. Reverti na obra do telhado, calhas, pintura e jardim”, explicou a secretária.

Ainda de acordo com Tatiana, além de destinar os cerca de R$ 5 mil mensais para a revitalização do espaço, parte do montante foi aplicada em ações de integração com os funcionários. “Fiz algumas ações de integração com a equipe, além de compras básicas para o escritório, para que o local fique prazeroso”, disse a secretária.

Casa Rocha Pombo foi tombada pelo Estado em 1973 (Foto/tripadvisor)
Da iniciativa privada à pública

Tatiana Brandão sempre trabalhou em empresas privadas. Diante disso, ela contou como foi aceitar o desafio de assumir uma secretaria municipal. Segundo ela, o principal motivo de fazer parte do quadro de pessoal do órgão público foi a sustentabilidade.

 “A minha conversa inicial com o prefeito foi voltada ao planejamento estratégico da cidade como um todo.  A visão dele é o desenvolvimento sustentável. E isso me atraiu muito, porque o meu empreendimento é um Parque Ecológico voltado para educação ambiental, para conscientização e para a sustentabilidade. Falar em desenvolvimento sustentável me pareceu o caminho certíssimo, inclusive, é a própria vocação de Morretes”, pontuou.

Com relação aos projetos turísticos, a funcionária relatou que a prefeitura está trabalhando na ascensão das diversas manifestações históricas da localidade. Um dos estudos evidenciará as feirinhas, que, segundo Tatiana, destacará o que Morretes tem de mais forte. “Os projetos são todos nessa linha, voltados para o fortalecimento da cultura local, dos saberes, do artesanato, dos produtos agrícolas, do Fandango. Estamos desenvolvendo projetos voltados para a casa de memória, da valorização das feiras, com produtos da cidade, criando um selo para eles. Ou seja, valorizando aquilo que temos e que mostramos para o mundo”, completou.

Já no meio ambiente, a profissional ressaltou que as estratégias são ligadas aos locais de degradação, no qual serão desenvolvidos trabalhos de conscientização, assim como aos locais ecológicos e inclusão de áreas verdes no perímetro urbano. Com isso, o objetivo é utilizar ferramentas voltadas ao favorecimento da conservação do bioma. “Trabalhos, estrategicamente relacionados às nossas áreas verdes, fomentando a conservação e toda uma cadeia produtiva sustentável. Trabalhando os locais degradados com tecnologia de baixo impacto, com sistemas agroflorestais, não só cuidando dessas áreas, mas também produzindo. Ajudando os agricultores familiares a produzirem e a conservarem.  Atividades que conscientizem e um plano que realmente busque a redução de resíduos. E transformar esse resíduo em ativo, como centro de compostagem, direcionando um percentual maior daquilo que pode ser reciclado para a cooperativa. Isso é um canal”, frisou.

Experiência com outras secretarias

No final da entrevista, a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente comentou sobre a questão de trabalhar, de forma mútua, com as demais pastas do executivo. Para ela, está sendo uma experiência válida e importante. “O trabalho com as demais secretarias tem sido tão prazeroso, porque todos são profissionais altamente capacitados. Tem pontos que temos parcerias internas que convergem dentro das secretarias. Então, é um alinhamento muito forte entre os departamentos, onde a gente trabalha lado a lado, para fazer acontecer”, concluiu Tatiana Brandão Perim.