Secretarias municipais de Paranaguá realizam força tarefa contra o Aedes aegypti


Por Redação JB Litoral

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

A Secretaria de Saúde de Paranaguá com o apoio das demais secretarias municipais iniciará nesta semana ações concentradas em pontos estratégicos da cidade com recolhimento de entulhos e conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta terça-feira (23), Paranaguá registra 196 casos confirmados e 172 sendo investigados.

Cronograma

As Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Segurança, Governo, Comunicação, além das demais pastas, estarão aliadas à Secretaria Municipal de Saúde em um mutirão de limpeza em bairros de Paranaguá. Para isso, um cronograma foi montado.

Bomba costal

Enquanto são eliminados criadouros, haverá ainda serviço com bomba costal com inseticida para eliminar mosquitos em sua fase adulta. Este é um início da força tarefa preventiva contra a dengue. Moradores em bairros que ainda não foram citados na ação, podem entrar em contato pelo número 3420-6058 para sanar dúvidas quanto a retirada de entulhos.

O Prefeito Marcelo Roque (Podemos) ressaltou que o foco agora é eliminar os focos de proliferação do mosquito da dengue. “Uma estrutura está montada para essa ação preventiva tanto com maquinários como com pessoal. Nossa meta é evitar a proliferação do Aedes Aegypti e consequentemente o crescimento no número de casos de dengue”.

Ligia Cordeiro alertou a população para ficar atenta aos pontos de foco em suas casas e evitar acumular lixo e entulho nos bairros. “Esta é uma ação preventiva de retirada de entulhos e conscientização dos moradores sobre o cuidado com seus quintais e o perigo de descartar entulhos e lixo irregularmente. Além de outras questões como aparência do bairro, refúgio para roedores, o descarte irregular acarreta em água parada, local propício para a criação do Aedes aegypti”, alerta a secretária municipal de Saúde.

Denúncias sobre descarte irregular podem ser realizadas pelo número 3420-2967.

Sair da versão mobile