Segundo mutirão de limpeza de manguezais acontece na sexta-feira (2), em Antonina


Por Amanda Batista

Neste ano, a meta é retirar mais de uma tonelada de lixo dos manguezais. Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná.

Na próxima sexta-feira (2), acontece o segundo Mutirão de Limpeza dos Manguezais, em Antonina. A iniciativa começa a partir das 8h30, com saída do trapiche central da Praça Feira Mar, e é organizado pela Portos do Paraná em parceria com Prefeitura. O objetivo é promover a conservação do ecossistema costeiro e conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo.

A ação faz parte do Programa Monitoramento dos Manguezais executado pela Portos do Paraná em atendimento ao licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama. No dia do mutirão, também serão realizadas atividades culturais e educacionais por instituições de Antonina sobre a importância dos manguezais para a preservação da biodiversidade, pesca e turismo local.

A organização e realização do segundo Mutirão de Limpeza dos Manguezais em Antonina reforça ainda mais o compromisso da empresa pelo fortalecimento da relação do porto com as cidades do litoral paranaense. É a primeira vez na história do porto que temos uma gestão com os olhos voltados para os residentes do Litoral e suas necessidades“, destaca o diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

Preservação dos manguezais

Os manguezais, além de serem o habitat de inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos, como siris, caranguejos, camarões e ostras, são berçário e área de alimentação para um número ainda maior de espécies que dependem desses ambientes para nascer, crescer e se desenvolver.

A contaminação deles por resíduos sólidos compromete o funcionamento desses ecossistemas, afetando o ciclo de vida de diversas espécies e prejudicando a quantidade e a qualidade da vida aquática, daí a importância de evitar a poluição dos mangues. Quando a poluição já ocorreu, a limpeza destas áreas é essencial para a preservação da biodiversidade e também para atividades econômicas como a pesca, o turismo e a navegação.

A meta é retirar mais de uma tonelada de resíduos dos mangues, batendo o recorde da primeira edição do evento“, conclui o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

*Com informações da Agência Brasil e da Prefeitura de Antonina

Sair da versão mobile