Semana do Meio Ambiente de Paranaguá atrai mais de 5 mil participantes e destaca arborização urbana e compostagem


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/06/2024 às 14h46

A 17ª edição da Semana do Meio Ambiente de Paranaguá, realizada entre a última terça-feira (11) e sábado (15), reuniu mais de 5 mil pessoas na Arena Albertina Salmon. O evento teve um grande sucesso de público e participação.

Semana Meio Ambiente – Prefeitura de Paranagua – 17ª edição – 2024 – Fotos Juan Lima – JB LITORAL (49)
Durante a abertura, o prefeito Marcelo Roque destacou o crescimento do evento ao longo dos anos e a importância da participação de empresas e da Secretaria do Meio Ambiente na organização. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Com o tema “Arborização e Compostagem: trilhando uma nova paisagem”, a iniciativa, já tradicional na cidade, promoveu a conscientização ambiental através de uma programação diversificada que incluiu palestras, oficinas e atividades interativas. Cerca de 37 empresas e órgãos governamentais montaram 50 estandes, oferecendo informações e experiências práticas sobre a importância da sustentabilidade, com foco especial em dois temas centrais: a arborização urbana e a compostagem.

O prefeito Marcelo Roque (PSD) destacou o crescimento do evento ao longo dos anos e a importância da participação de empresas e da Secretaria do Meio Ambiente na organização. “Essa feira teve início com o Ibama. Nas primeiras cinco edições, eles foram os responsáveis pela organização. Depois, a Prefeitura assumiu esse papel. Naquela época, eu era o secretário de Meio Ambiente e assumimos uma missão desafiadora. Ao longo dos anos, testemunhamos o crescimento contínuo da feira. A organização é excelente, com contribuições significativas das empresas e da Secretaria do Meio Ambiente“, relembrou.

Arborização e compostagem


A arborização urbana teve destaque no evento. Em entrevista ao JB Litoral, o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino, detalhou as ações da pasta neste sentido ao longo do ano. “A Semana de Meio Ambiente é uma oportunidade para apresentarmos projetos como o Plano Municipal de Arborização Urbana, que mapeia todas as árvores do município, identificando as que precisam ser substituídas e os locais para novos plantios“, informou.

A compostagem foi outro tema central, com empresas e entidades demonstrando as melhores práticas para o tratamento de resíduos orgânicos. Através de palestras e demonstrações práticas, os visitantes aprenderam como transformar o lixo orgânico em adubo natural, reduzindo o descarte inadequado e promovendo a fertilização do solo.

A Portos do Paraná, por exemplo, apresentou um minhocário aos visitantes e explicou suas ações de compostagem. “Aqui a gente apresenta um pouquinho mais sobre essa técnica para explicar nossas ações de compostagem junto aos moradores e escolas na Ilha do Mel“, explicou a bióloga Jaqueline Dittrich. “Estamos participando novamente este ano e trouxemos várias informações sobre nossos programas. Temos atendimento à fauna silvestre na área do porto, atividades educativas, e também estamos distribuindo mudas e convidando todos a conhecer nossos projetos e participar do sorteio de brindes”, compartilhou Jaqueline.


Aqua Nave levou o público a uma viagem pela água


A edição deste ano contou com uma experiência inovadora de realidade virtual: a Aqua Nave. Um ônibus da Paranaguá Saneamento, transformado em uma nave espacial, levou os visitantes a uma viagem virtual sobrevoando um rio, abordando temas como o consumo consciente de água, a destinação correta do esgoto, a reciclagem e a preservação ambiental.

A Aqua Nave é uma maneira criativa de mostrar a importância da água e dos cuidados com o meio ambiente, especialmente para as crianças. Queremos proporcionar às crianças uma experiência diferente e mostrar que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são bandeiras importantes para nós“, explicou Wagner Souza, diretor geral da Paranaguá Saneamento.

Semana Meio Ambiente – Prefeitura de Paranagua – 17ª edição – 2024 – Fotos Juan Lima – JB LITORAL (54)
Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes da Aqua Nave, da Paranaguá Saneamento, embarcaram em uma viagem virtual sobrevoando um rio, abordando temas como consumo consciente de água, destinação correta do esgoto, reciclagem e preservação ambiental. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Empresas se unem à causa


A Semana do Meio Ambiente contou com a participação de diversas empresas, que trouxeram ações educativas e práticas para o evento. A Rocha Terminais Portuários e Logística, por exemplo, apresentou uma proposta de educação ambiental voltada para crianças, abordando a segregação de resíduos, reciclagem e a importância dessas práticas.

Além das atividades teóricas, a empresa promoveu uma trilha ecológica, onde as crianças puderam aprender práticas sustentáveis. “Temos várias dinâmicas, incluindo informações sobre as operações da Rocha e os produtos que armazenamos“, informou Eduarda Miranda, analista de Meio Ambiente da Rocha.

Para incentivar a participação, a Rocha distribuiu brindes ecológicos, como lápis com sementes para plantio, e realizou o sorteio de um tablet. Além disso, a empresa demonstrou aos visitantes as ações ambientais que executa. “A empresa mantém parceria com a Associação Santa Maria para destinação de resíduos recicláveis e envia seus rejeitos para compostagem. Também estamos promovendo uma campanha interna para o uso de etanol como combustível, visando reduzir o consumo de outros combustíveis poluentes“, concluiu Eduarda.

A Cattalini – Terminais Marítimos, por sua vez, apresentou um estande interativo com informações sobre arborização urbana, compostagem e reciclagem, além de distribuir composteiras caseiras para os visitantes. “Focamos em temas como arborização urbana, compostagem e reciclagem, e compartilhamos informações sobre as ações que a empresa realiza para promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental com nossos programas socioambientais“, explicou a analista ambiental Patrícia Milla Gouveia Dantas.

Patrícia detalhou que o objetivo da empresa durante a Semana do Meio Ambiente foi ensinar sobre arborização urbana, seus benefícios e como a compostagem pode ser feita em casa. “Estamos doando composteiras caseiras, onde as próprias crianças podem fazer compostagem com os resíduos gerados em casa. Nós ensinamos como fazer, entregamos a composteira e depois elas podem usar sozinhas“, disse ela.

Durante a semana, os visitantes do evento puderam trocar óleo usado por produtos úteis e materiais recicláveis por alimentos, incentivando a participação da comunidade em práticas sustentáveis.

A empresa mantém diversos programas socioambientais voltados para escolas em nossa área de influência, realiza monitoramentos ambientais de diferentes tipos e desenvolve programas de educação ambiental. Estas iniciativas reforçam o compromisso da Cattalini com a preservação do meio ambiente e a formação de uma sociedade mais consciente e responsável“, finalizou Patrícia.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *