Sesc Paranaguá celebra os 112 anos de Mazzaropi com exibição de filme ao público nesta sexta (26)


Por Luiza Rampelotti

Em uma homenagem especial aos 112 anos de um dos ícones mais queridos do cinema brasileiro, o Sesc Paranaguá prepara uma sessão do clássico “Jecão… um fofoqueiro no céu” nesta sexta-feira (26), às 14 horas. A exibição do filme é parte das comemorações em memória a Amácio Mazzaropi, ocorridas no último dia 9 de abril, data em que o artista completaria mais um ano de vida.

O Sesc fica localizando na Rua Domingos Peneda, 947, no bairro Estradinha, em Paranaguá. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Amácio Mazzaropi, figura multifacetada do cenário cultural brasileiro, deixou um legado marcante como ator, comediante, cineasta, cantor, produtor, roteirista e compositor. Sua contribuição para a indústria cinematográfica nacional foi notável, sendo um dos pioneiros ao fundar sua própria produtora e estúdio cinematográfico. Mazzaropi foi também um dos primeiros a investir em equipamentos audiovisuais de alta qualidade no Brasil, impulsionando o desenvolvimento do cinema nacional.

Reconhecido por seus papéis como “jeca” ou “caipira”, Mazzaropi escreveu, dirigiu e estrelou 32 produções entre os anos de 1952 e 1980. “Jecão… um fofoqueiro no céu” (1977), filme a ser exibido pelo Sesc Paranaguá, é um exemplo marcante do talento e da criatividade deste grande artista.

Para os interessados em participar, a exibição do filme é gratuita e a classificação é livre para todas as idades. O evento será realizado na Rua Domingos Peneda, 947, no bairro Estradinha, em Paranaguá.

A celebração dos 112 anos de Mazzaropi é uma oportunidade única para relembrarmos e homenagearmos um dos maiores nomes da cultura brasileira. Estamos muito felizes em proporcionar essa experiência cinematográfica ao público, resgatando a magia e o humor dos filmes de Mazzaropi“, afirma Joel Viana Rabello Junior, gerente executivo do Sesc Paranaguá ao JB Litoral.

Sinopse

A trama do filme acompanha a história de Jecão, um humilde ganhador da loteria esportiva que, ao retornar para sua cidade com a nova fortuna, se torna alvo da cobiça de Chico Fazenda, um fazendeiro local. O enredo se desenrola com o trágico destino de Jecão, morto em um assalto perpetrado por capangas de Chico Fazenda. No entanto, a história não termina por aí: o filme mergulha nas aventuras, dúvidas e pecados de Jecão em sua jornada no ambiente celestial.

O saudoso humorista e cineasta Amácio Mazzaropi protagoniza e dirige o longa de 1977. Foto: Reprodução

A mostra, que integra o programa CineSesc, é parte de uma série de eventos em homenagem a Mazzaropi realizados em parceria com o Instituto e Museu Mazzaropi. Além do Sesc Paranaguá, outras 16 unidades do Sesc no Paraná também participarão das exibições entre os dias 24 e 28 de abril, totalizando 30 sessões do filme em todo o estado.

Sair da versão mobile