Sistema de alerta de desastres via celular será testado em Morretes neste sábado (20)


Por Luiza Rampelotti
image-31
O teste permitirá que todos os celulares dentro de uma área pré-definida recebam alertas independentemente de adesão. A mensagem, que se apresentará como um pop-up na tela do celular, acompanhada de um sinal sonoro semelhante a uma sirene, forçará o usuário a interagir com o aviso, mesmo que o celular esteja em modo silencioso. Foto: José Fernando Ogura/AEN

No próximo sábado (20), a cidade de Morretes será palco de um teste importante para o novo sistema de alerta da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná. Através da tecnologia Cell Broadcast, a ferramenta tem o potencial de revolucionar a forma como a população é informada sobre desastres naturais, como chuvas intensas, vendavais e deslizamentos.

O teste, que faz parte de um projeto coordenado pelo Governo Federal, visa verificar a eficácia do Cell Broadcast, que permitirá que todos os celulares dentro de uma área pré-definida recebam alertas independentemente de adesão. A mensagem, que se apresentará como um pop-up na tela do celular, acompanhada de um sinal sonoro semelhante a uma sirene, forçará o usuário a interagir com o aviso, mesmo que o celular esteja em modo silencioso.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, o sistema, amplamente utilizado em outros países, é fundamental para garantir a agilidade na comunicação em situações de risco, permitindo que a população se prepare a tempo e procure abrigo em áreas seguras. “É uma nova ferramenta que visa informar a população o mais rápido possível para que ela possa sair a tempo das áreas de risco para locais seguros e se proteger desses desastres”, afirmou.

O Paraná, reconhecido por sua estrutura pioneira em Defesa Civil, foi selecionado para participar do projeto piloto, junto com outros municípios de sete estados brasileiros. A escolha de Morretes para o teste se justifica pela experiência da cidade com desastres naturais, como a enchente de 2011, que causou quatro mortes e 10 mil desabrigados. “Precisamos preparar a população com relação a como proceder após receber esse alerta e definimos Morretes, que já foi bastante atingida por desastres. Nós já fazemos um trabalho de prevenção nesta localidade, mas queremos aproveitar a oportunidade para melhorar os procedimentos”, explicou Schunig.

Cell Broadcast

O sistema de Cell Broadcast, que utiliza um sistema de georreferenciamento, irá enviar alertas para áreas pré-definidas, como locais propensos a enchentes e deslizamentos. É possível que pessoas que estejam nas adjacências dessas áreas também recebam a mensagem.

A previsão é que a ferramenta seja implementada em todo o estado ainda no segundo semestre de 2024. A Defesa Civil do Paraná, além do Cell Broadcast, também mantém um sistema de alertas por SMS, com cerca de 600 mil paranaenses cadastrados, e disponibiliza alertas através de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.

*Com informações da AEN

Sair da versão mobile