Só para mulheres: 2ª edição do Workshop de reparos hidráulicos e elétricos acontece em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti

1ª edição do curso aconteceu em abril e ministrou aulas para cinco mulheres. Foto: Divulgação

Graças à luta promovida ao longo dos séculos, em especial pelo feminismo, as mulheres já conseguiram aumentar seu espaço na sociedade, abandonando a figura de uma mera dona de casa. Hoje, é possível encontrar muitas profissionais assumindo empregos e ocupando cargos importantes em diversos segmentos do mercado e, inclusive, naqueles que, até então, eram dominados por homens.

Com a intenção de promover o empoderamento e a independência de mulheres que mantêm suas casas e que, por muitas vezes, necessitam contratar profissionais para fazerem serviços simples e cotidianos de reparos hidráulicos e elétricos, Laura Franca decidiu ministrar um workshop sobre a atividade considerada masculina. O evento acontecerá dia 11 de junho, das 15h às 18h30, na Casa Cultural Prelúdio (rua Olário Guimarães, nº 43, Vila Itiberê), em Paranaguá.

Já em sua segunda edição, o Workshop para Mulheres – Hidráulica & Elétrica tem, em seus conteúdos, os temas: segurança elétrica; kit de ferramentas – como usar veda rosca; como trocar chuveiro e resistência; como utilizar furadeira; como instalar prateleira; confecção de extensão de tomada e muito mais.

Investimento é de R$ 80 e aula acontece no dia 11 de junho. Foto: Divulgação

A professora é Laura Franca, técnica em mecânica industrial pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e mecânica industrial na área portuária há sete anos. “Por não saberem ou terem medo e falta de confiança de realizar essas atividades simples, mas consideradas masculinas, a mulher acaba pagando um outro profissional para realizar pequenos reparos. Esse curso é para aquelas que não querem mais depender de outras pessoas para isso, que querem economizar o valor para outras contas, enfim, que sabem que são capazes e só precisam de um empurrãozinho”, diz.

De acordo com ela, assim como na primeira edição, o workshop terá apenas cinco vagas disponíveis. O valor de investimento é R$ 80 e as inscrições podem ser feitas com Laura, através do telefone (41) 99919-9422.

Ela comenta que sempre gostou muito de ensinar e, por meio do curso, conseguiu conciliar essa paixão com a vontade de “ser uma mulher que levanta outras mulheres”. “A ideia surgiu em uma conversa com uma amiga, que me comentou sobre a necessidade que ela via de um curso nessa área voltado para mulheres. Um tempo depois comentei com amigos e o João Ricardo, da Casa Prelúdio, me cedeu o espaço para a realização do workshop”, conta.

Para João Ricardo Guimarães, funcionário público e gestor da Casa Prelúdio, um curso nessa área promove autonomia para as mulheres. “O objetivo é conceder a oportunidade e facilitar um treinamento feito por mulheres e para mulheres. Dar autonomia para necessidades simples que surgem no cotidiano, como reparos em uma torneira, troca de resistência em um chuveiro, conserto de vazamento, entre outros”, conclui.

Sair da versão mobile