Sob nova gestão, Esporte de Guaratuba reforma quadras e amplia atividades


Por Gabriela Perecin

Investimentos em infraestrutura esportiva e na ampliação de modalidades vêm sendo realizados em Guaratuba, com intervenções em diferentes ginásios do município e a previsão de novas obras. A secretária Juliana Belache Cortiano assumiu a pasta de Esporte e Lazer em maio, após uma reforma administrativa, e detalhou ao JB Litoral as obras e as novidades previstas para este ano.

quadra pref de guaratuba
Reformas no piso foram entregues no início do mês em dois equipamentos esportivos. Foto: Prefeitura de Guaratuba

As ações recentes incluíram o Ginásio Municipal Ilda Soares Silvano, que teve a substituição de cerca de 600 metros quadrados de piso modular, e o Complexo Esportivo, com 800 metros, ambos entregues no início do mês. O aporte de R$ 347 mil teve origem no Fundo Estadual do Esporte.

Segundo a secretária, há previsão de expansão desse modelo para outros espaços. “Também vai ser colocado no ginásio do Coroados e do Figueira. Todos serão atendidos com esses pisos modulares. O material tem mais durabilidade, por esse motivo, a questão do impacto, a qualidade de treino, tudo facilita”, disse.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Juliana Belache Cortiano, destacou os avanços da pasta neste ano. Foto: Aline Cardoso/JB Litoral

A obtenção do recurso foi facilitada porque a Prefeitura possui o Selo Plus, certificação recebida do Governo do Estado após o cumprimento de algumas exigências, entre elas a criação do Fundo Municipal.

Atividades esportivas têm adesão dos moradores

De acordo com a secretária, cerca de 4 mil pessoas participam das atividades esportivas no município, distribuídas em mais de dez modalidades, como futebol, handebol, dança e atletismo.

Juliana também destacou a organização de novos materiais e uniformes para padronizar as escolinhas e as equipes da terceira idade. A pasta informou que uma licitação está em andamento. “A Prefeitura quer deixar todo mundo padronizado, para olhar e já associar o uniforme à cidade”, afirmou.

Entre as novidades, está a reativação da quadra de beach tennis no Ginásio José Richa e a implantação também no Complexo Esportivo, para pessoas a partir de 8 anos. As turmas serão formadas por até 10 alunos por categoria e não será necessário que os participantes possuam equipamentos próprios para a prática. As aulas acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite.

O acesso às atividades pode ser feito diretamente na Secretaria, com preenchimento de ficha e, em alguns casos, apresentação de atestado médico.

O professor de Educação Física da pasta, Luís Felipe Mazuquini, atua no atendimento voltado a diferentes públicos na cidade. Ele coordena atividades como o programa voltado ao público 60+, treinamento funcional e exercícios físicos, e fez um convite à população para participar. “Você que tem 60 anos ou mais, é só chegar no José Richa e fazer uma fichinha de inscrição”, explicou.

O professor de Educação Física da pasta, Luís Felipe Mazuquini, convidou a população para participar das atividades. Foto: Aline Cardoso/JB Litoral

Mazuquini também destacou a possibilidade de participação nos Jogos da Pessoa Idosa. “Você que foi atleta, jogou vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez, todas essas modalidades, estão convidados”, completou.

Prefeito destaca obra no Ginásio José Richa

Outro equipamento que deve receber melhorias estruturais é o Ginásio de Esportes José Richa, que passará por reforma completa, incluindo cobertura e área administrativa, com recursos já destinados. O prefeito de Guaratuba, Maurício Lense (Pode), disse que a obra também terá contrapartida municipal.

Prefeito Mauricio Lense e secretária de Esporte, Juliana Belache Cortiano, acompanham as obras no município. Foto: Aline Cardoso/JB Litoral

“Recentemente, recebemos recurso na ordem de R$ 1.983.197,27 do Estado e com a contrapartida de R$ R$ 198.319,73 da Prefeitura”, declarou.

A obra também pretende melhorar a segurança, com adaptação do espaço para atender a uma recomendação da Defesa Civil. “Em caso de catástrofe, estamos passando por um período em que podemos ter problemas por causa do El Niño, para ter um local onde possamos recolher, com segurança, pessoas em caso de calamidade”, destacou Lense.

A estrutura foi construída em 1988 e nunca passou por uma revitalização estrutural completa, conforme o Executivo. A proposta foi inscrita em março deste ano e elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo. A expectativa é que o processo licitatório seja concluído até o mês de outubro e as obras iniciadas no final do ano.

Sair da versão mobile