Tarifa Zero: um modelo inovador de transporte coletivo gratuito em Paranaguá


Por Redação
ÔNIBUS TARIFA ZERO – FOTO PREFEITURA DE PARANAGUA  (2)
ÔNIBUS TARIFA ZERO – FOTO PREFEITURA DE PARANAGUA  (2)
De acordo com o prefeito, após a implantação do Tarifa Zero, houve aumento de aproximadamente 200% na procura pelo Restaurante Popular e ainda 100% de crescimento de consumo no comércio local. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Paranaguá, com seus 376 anos de história, está se destacando como pioneira na região ao oferecer um transporte coletivo consolidado e gratuito a toda a sua população. O programa Tarifa Zero, idealizado pelo prefeito Marcelo Roque (PSD), em 2022, é uma iniciativa que torna a cidade mais acessível para todos.

O Tarifa Zero é uma política pública que permite o uso do transporte coletivo sem cobrança de tarifa do usuário final. Nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do Município, com fontes de recursos variadas. O Poder Municipal, ao longo de dois anos, vem realizando a melhoria do transporte e da mobilidade na cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 2.200.000,00 por mês.

Com o programa, a população passou a utilizar mais os equipamentos públicos disponíveis a toda a comunidade, em especial as áreas de lazer nos finais de semana. Foi constatado um aumento significativo em parques e praças espalhados pelo município”, informa o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Mariano.

O prefeito Marcelo Roque expressou sua satisfação com o sucesso da iniciativa, destacando que o programa não apenas oferece um serviço essencial de transporte, mas também é uma iniciativa social que o Município mantém com orgulho. “Após a implementação do Tarifa Zero, Paranaguá se tornou referência a diversos municípios pelo Brasil, com muitos representantes procurando a cidade para conhecer, verificar e acompanhar a forma como a operação está sendo realizada. Atendemos diversas cidades e fomos convidados a participar de diversos debates sobre o tema”, conta.

Ele lembra ainda que, após a implantação do Tarifa Zero, houve um aumento de aproximadamente 200% na procura pelo Restaurante Popular e 100% de crescimento de consumo no comércio local.

COMPARATIVO

– Desde o início do programa Tarifa Zero, em 15 de março de 2022, até 15 de julho de 2024, foram transportadas 9.572.424 (nove milhões quinhentas e setenta e duas mil e quatrocentos e vinte e quatro) pessoas.

– Somente de janeiro a 15 de julho deste ano, foram transportadas 2.286.381 (dois milhões duzentos e oitenta e seis mil e trezentos e oitenta e um) pessoas.

– Houve um aumento expressivo no número de usuários em 2024 se comparado com o ano de início do programa. Em 2022, a média era de 620.857 mil passagens por mês, em 2024, a média é de 720.274 mil passagens ao mês. Houve um aumento de aproximadamente 127%.

– Giros de catraca:Em sete meses de 2021, antes da implantação do Tarifa Zero, foram 1.955.794 (um milhão e novecentos e cinquenta e cinco mil e setecentos e noventa e quatro) giros de catracas. Já em menos de sete meses de 2024, foram 4.441.557 (quatro milhões quatrocentos e quarenta e um mil e quinhentos e cinquenta e sete) giros, ou seja, um aumento de 227,09% em 2024.

– Quilômetros rodados: Foram 5.786.359 (cinco milhões setecentos e oitenta e seis mil e trezentos e cinquenta e nove) quilômetros rodados desde a implantação do Tarifa Zero, até a data de 15 de julho de 2024.

Sair da versão mobile