Uma tragédia chocou a cidade de Matinhos na manhã desta segunda-feira (12), quando Claudio Gomes de Lima, de 56 anos, foi atacado e morto por um cão, provavelmente da raça Pitbull, na Rua Pato Branco, no bairro Mangue Seco. O ataque aconteceu próximo à Creche Gigi Bonato.
Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.), a vítima, que trafegava de bicicleta pela rua, foi surpreendida pelo animal, que lhe causou ferimentos graves na região da cabeça e pescoço. Ao chegarem no local, equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal encontraram o homem já em óbito.
De acordo com o B.O., o cachorro “estava no pátio da residência, amarrado a uma corda, com muros de aproximadamente 1,5 metros de altura e, em determinado momento, conseguiu roer a corda que o mantinha preso e pulado o muro e acessado a rua“.
Nas redes sociais, moradores da região relataram que o cão era conhecido por seu comportamento agressivo e que já havia atacado outras pessoas na região. “É um absurdo! Já existiam diversas denúncias sobre esse animal atacando pessoas. Nossa prefeitura não fez o mínimo que a lei determina, nossos vereadores incompetentes não fiscalizam. Foi preciso acontecer essa tragédia para que algo seja feito“, desabafou Alexandre Oliveira, morador do bairro.
Roseli Oliveira, que mora próximo ao local do ataque, também demonstrou indignação. “Moro bem pertinho, meses atrás [o cachorro] quase estourou meu portão. Denunciei várias vezes! Espero que a pessoa que é dona desse Pitbull seja presa. Tem que ser presa porque foi avisada várias vezes, é culpada pela morte desse rapaz!“, escreveu nas redes sociais.
O boletim de ocorrência (B.O.) relata que, no momento do ocorrido, o proprietário do animal estava no trabalho. No entanto, ele compareceu ao local após ser informado e foi conduzido à delegacia. Além disso, o boletim indica que, na chegada da equipe policial, estavam presentes na residência de onde o cão havia fugido uma criança e uma adolescente de 13 anos, que foram encaminhadas ao Conselho Tutelar.
O animal foi capturado pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Matinhos, mas o incidente causou grande comoção e revolta na cidade.