Travessia da Ilha do Mel terá catamarãs modernos, de até 20 metros de comprimento e capacidade para 70 passageiros

Edital para contratar os projetos e a fabricação das embarcações foi lançado pelo governo do estado


Por Flávia Barros
Nauticexpo

Foto: Nauticexpo

A Ilha do Mel é um dos destinos turísticos mais procurados do Paraná. Foto: Gabriel Rosa/AEN
1/2 A Ilha do Mel é um dos destinos turísticos mais procurados do Paraná. Foto: Gabriel Rosa/AEN
2/2 SEIL lança edital para contratar projetos e fabricar catamarãs para travessia da Ilha do Mel

No mês de junho foram anunciados pelo governo do estado investimentos em saneamento na Ilha do Mel, assim como a modernização e ampliação do Molhe e Guia de Corrente localizados na desembocadura do Canal Artificial no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. Na última segunda-feira, 30 de setembro, mais um anúncio animou moradores e turistas. A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) divulgou a abertura de um edital para contratar a elaboração de projetos e fabricação de duas embarcações do tipo catamarã, que serão utilizadas na travessia entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel. As embarcações vão operar na rota entre o Terminal de Embarque de Pontal do Sul e as comunidades de Nova Brasília e Encantadas.

Realizamos estudos que apontaram mais de 688 mil travessias realizadas em um ano, entre a ilha e Pontal do Sul, em sua maioria utilizando embarcações locais, boa parte delas fabricadas de modo artesanal”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

CUSTO E PRAZOS

O edital tem um orçamento de R$ 14,9 milhões e a abertura das propostas está marcada para 2 de janeiro, com avaliação baseada em preço e qualidade técnica. A empresa vencedora terá até 343 dias para entregar os catamarãs, com o primeiro previsto para 231 dias após o início dos trabalhos.

Os projetos a serem desenvolvidos terão como base um anteprojeto da SEIL, utilizando estruturas em alumínio naval para transportar, no mínimo, 70 passageiros. Medindo entre 17 e 20 metros de comprimento, os catamarãs serão equipados com motores a diesel e atenderão a todas as normativas de segurança para transporte de passageiros, segundo o edital.

FUTURO DA TRAVESSIA

O governo ainda divulgou que, em uma iniciativa complementar, a SEIL realizou uma consulta pública para discutir os futuros editais de chamamento público de operadores da travessia aquaviária entre Pontal do Paraná e a Ilha do Mel. 

De acordo com a pasta, serão quatro editais para selecionar as empresas que vão prestar os seguintes serviços:

Sair da versão mobile