UFA promove carreata pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Matinhos


Foto: reprodução/internet

Por Maisy Pires

Em alusão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a União das Famílias pelo Autismo (UFA) de Matinhos irá realizar uma carreata nesta sexta-feira, no dia 2 de abril.

Karolinny criou a UFA. (Foto: reprodução/Facebook)

Segundo a presidente da UFA, Karolinny Buqera do Amaral, o principal objetivo do evento é promover o respeito e criar acessos preferenciais para as mães com filhos autistas. Além de mostrar para todo o litoral a importância de discutir as políticas públicas envolvendo crianças, jovens e adultos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). “Precisamos promover a conscientização junto a sociedade matinhense, pois aqui pouco se sabe sobre o assunto. Muitas pessoas tem noção nenhuma sobre a questão do autismo”, destacou Karolliny.

A concentração será em frente ao Material de Construção AVIZ, na Avenida Paranaguá, no balneário Rivieira. A saída está marcada para às 15h. Os interessados em participar podem entrar em contato com a presidente pelo telefone (41) 99530-9133.

Como surgiu a UFA

Karolinny, que tem um filho de 4 anos com TEA, contou ao JB que a UFA foi criada em 2020. “Resolvi criar o grupo porque senti a necessidade de compartilhar as minhas experiências com aqueles que vivem com autistas. Nós temos grupos nas redes sociais e compartilhamos nossa rotina, dificuldades, dúvidas”. Atualmente, a União conta conta com 50 famílias.

Os integrantes já visitaram o gabinete do prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler (Podemos), onde puderam discutir e entregar as reivindicações necessárias. “Nós também solicitamos a criação de um centro de referência exclusivo para atender as crianças com autismo na cidade”.

Autismo

O autismo é um transtorno cerebral que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e se caracteriza pelas dificuldades em se relacionar, interagir e outras ligadas ao comportamento. O desenvolvimento das características tem relação com o nível, que difere para cada pessoa.

Sair da versão mobile