UMAMP inicia eleições nos bairros da Costeira, Labra e Porto dos Padres


Por Redação JB Litoral

Entidade representativa das associações comunitárias dos diversos bairros de Paranaguá, a União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá – UMAMP, abriu neste mês o calendário de eleições das diretorias que atuam nos bairros da cidade.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Paulo Sérgio de Carvalho, o Paulinho Pastel, já está definido o calendário de eleição para os meses de fevereiro, março e abril. “Estão marcadas eleições no Labra, Costeira e Porto dos Padres. O Labra está sem presidente, a Costeira é presidida por Giovane  Martins e Porto dos Padres pelo Chico Farinha”, informa o líder comunitário.

Ele explica que o papel da UMAMP é o de organizar fiscalizar, orientar e dar posse as diretorias eleitas, além de contribuir com urnas, cédulas e dar apoio às associações, no sentido de registros em cartório e documentação para Receita Federal. “O requisito obrigatório para uma associação dar início ao processo de eleição é estar com o mandato vencido”, explica Paulinho Pastel.

Atualmente a cidade conta com 65 associações de moradores, incluindo ilhas, porém, cerca de 38 associações são filiadas a entidade.  

O vice-presidente informa que a eleição começa com o lançamento do edital no bairro para realização da assembleia junto aos moradores, conforme exigência do regimento estatutário. “Uma assembleia geral pode ser ordinária ou extraordinária. A extraordinária pode ser a qualquer momento podendo ser até três dias antes. A ordinária tem que ser 30 dias antes do término do mandato. Porém, como estas que estão sendo realizadas este ano não é necessário os 30 dias e elas podem ser extraordinárias”, explica Pastel.

Sair da versão mobile