O Paraná recebe nesta segunda-feira (19), do Ministério da Saúde, mais 141 mil doses de vacinas contra a Covid-19. São 88.200 doses do imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan) e 52.800 da Covishield (Oxford/AstraZeneca), as últimas adquiridas através do consórcio Covax Facility. A previsão é que o voo AD-4832 chegue com os imunizantes às 22h20 no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
- Paranaguá retoma a vacinação de 1ª dose nesta sexta-feira (16)
- Aeroparque terá feira de adoção de animais neste final de semana
- Variante delta da Covid-19 é encontrada em cidade próxima do litoral
Os dois lotes fazem parte de uma remessa de 453,7 mil vacinas com envio confirmado para o Estado ainda nesta semana. A Coronavac será utilizada para aplicação no público geral, de 18 anos a 59 anos, sendo que metade do lote ficará separada para a segunda dose. As da AstraZeneca também são voltadas para dar continuidade à vacinação da população em geral.
Após chegarem ao aeroporto, os imunizantes são encaminhados ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que faz a separação das doses que serão enviadas às 22 Regionais de Saúde nos próximos dias, para que os municípios deem continuidade à campanha de vacinação.
Ao todo, o Ministério da Saúde prevê encaminhar nesta semana 1.036.706 doses de vacinas às 27 unidades da Federação. Até o momento, a pasta distribuiu 154,7 milhões de doses em todo o Brasil. O Paraná já recebeu 8,5 milhões de vacinas, sendo que quase 7 milhões de doses já foram aplicadas na população.
Por AEN