Cientistas da UFPR, no Litoral, criam ferramentas no combate à COVID-19


Por Redação JB Litoral Publicado 28/06/2020 Atualizado 15/02/2024

Imagine ter um programa de computador onde é possível detectar quais as áreas mais afetadas pela COVID-19 em uma cidade, seja ela uma comunidade urbana, rural ou até um ambiente metropolitano. Esse programa já existe e foi criado por profissionais que trabalham na região do Litoral do Paraná.

Cientistas do Observatório do Litoral Paranaense (OLP), Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disponibilizaram, num canal de rede social, tutoriais que ensinam as prefeituras como elaborar mapas no combate ao coronavírus.

O programa gratuito utiliza a cartografia Philcarto, que permite criar mapas completos, quer de círculos proporcionais, de pontos e de fluxos, tudo muito bem explicado. Qualquer cidade brasileira pode ter acesso a essa ferramenta e instalar os softwares livres sem custo pelo uso ou atualização.

O pesquisador do OLP e professor do Setor Litoral da UFPR, Ricardo Monteiro, explica que mapas podem possibilitar o monitoramento e a análise espacial dos casos na escala urbana, indicando áreas e locais com maior contaminação. “Os mapas podem ser usados em ações governamentais, públicas e privadas, no sentido de atender a população afetada e diminuir os vetores de contaminação”.

UFPR faz a diferença


A diferença dos mapas desenvolvidos pela UFPR, em relação aos demais já criados, é a demonstração em círculos proporcionais e a característica coroplética, que mostra os dados de um território a partir de diferentes cores e tonalidades. “É uma forma de representação bastante fidedigna da realidade, permitindo uma análise avançada e sofisticada. Boa parte dos mapas que estão sendo veiculados não consegue representar o fenômeno de maneira tão clara como nossos mapas estão demonstrando”, diz o pesquisador.


Até o momento já foram disponibilizados 14 vídeos, organizados em duas playlists “Crie seus mapas” e Mapas por setores censitários”. Além da COVID-19, os tutoriais também podem ser usados para criar outros mapas do mundo, das regiões, dos estados ou de municípios com outros dados, como dengue, acidentes de trânsito, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Produto Interno Bruto (PIB), desemprego, renda, analfabetismo, entre outros. Uma ótima ferramenta que auxilia na busca de dados e no fornecimento de informações para o desenvolvimento dos municípios. Para ter acesso ao software, basta entrar no portal da UFPR e buscar o link de acesso.

Links disponíveis:

http://philcarto.free.fr/indexPT.html

https://www.youtube.com/watch?v=gGVeM9jopX8&list=PLzFtWIZZdDXUivIqDQxYdK6sTFm6rFqa_

https://www.youtube.com/watch?v=EQXGebdVlno&list=PLzFtWIZZdDXW88g6_0BMlOE0tdkUXTUWy