Ciretrans do litoral atendem mais de 10 mil condutores por mês


Por Cleverson Teixeira Publicado 01/11/2020 Atualizado 15/02/2024

Com a retomada dos serviços presenciais, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de todo o litoral paranaense atende, por mês, em média, 10.180 condutores das mais diversas categorias de habilitação. A instituição, a qual alegou que a demanda está acima do esperado, mas em dia, retomou as suas atividades no dia 24 de agosto, depois de quatro meses com as portas fechadas.

Órgão vinculado ao Departamento de Trânsito (Detran) dos Estados, as Ciretrans são responsáveis por exigir e impor a obediência e o cumprimento da legislação de trânsito no âmbito de sua jurisdição. Cabe a ela, tratar dos assuntos relativos ao condutor e o veículo.

A região litorânea conta com duas unidades, a 3ª Ciretran de Paranaguá, que abriga 17 servidores, sendo um chefe, duas supervisoras, duas examinadoras, três atendentes e mais nove funcionários afastados por conta da pandemia, incluindo estagiários; e a 99ª Ciretran de Guaratuba, composta por 10 empregados, dos quais cinco são do grupo de risco da Covid-19.

As outras localidades, como Antonina, Guaraqueçaba e Morretes, possuem um funcionário em cada espaço. Já Matinhos tem dois servidores e Pontal do Paraná quatro. No total, são 36 pessoas que atendem todo o litoral.

Esses municípios são conveniados ao Detran e fazem os atendimentos em postos instalados dentro das prefeituras.

Nessas cidades, motoristas contam com informações e serviços exclusivamente voltados à área de veículos. Em casos de habilitação, eles são encaminhados à Ciretran de Paranaguá, mas, antes disso, são orientados a procurar o atendimento eletrônico. “Eles são informados da conveniência disponível na internet para vários serviços, além de esclarecer que, para atendimentos na CIRETRAN, terão que realizar agendamentos para os devidos fins”, informou a Assessoria de Imprensa do Detran Paraná.

Números de atendimentos por Ciretran

A Ciretran da maior cidade do litoral do Paraná é a responsável por 8.800 atendimentos agendados, incluindo processos de outros postos.  De acordo com o órgão estadual, são realizados serviços de transferência de automóvel, primeiro licenciamento, vistorias domiciliar e lacradas, assim como situações que envolvem carteiras de motoristas com montagem de processos. A instituição é a responsável, também, pela realização de exames teóricos, práticos e biometria para aqueles que dão entrada no processo de habilitação.

Ainda conforme o Detran, outras atividades sem agendamento são registradas no departamento. “Entrega de documentos veicular e de CNHs chegam a 286, além de inúmeras informações diretas e por telefone, o que totaliza 2.270. Também são atendidas todas as demandas de CFCs e Despachantes, como toda a parte processual dos postos dos demais municípios, que formalizam mais de 1.340 atendimentos para montagem de processos, os quais realizam ainda a entrega de documentos de veículos e dão outras informações”, afirmou. Já Guaratuba, cidade que abriga mais de 37 mil habitantes, trabalha com uma demanda mensal de, aproximadamente, 1.300 pessoas. Assim como Paranaguá, o município desempenha funções mais burocráticas, as quais não são encontradas nos postos de atendimento dos pequenos centros urbanos.