Com um novo visual, o Falcão 08 traz conceitos do Corpo de Bombeiros e da saúde no Litoral


Por Gabriel Santos Publicado 18/12/2021 às 18h28 Atualizado 16/02/2024 às 21h52

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) estará presente na Operação Verão Paraná – Viva a Vida iniciada no sábado (18) em Matinhos. O helicóptero “Falcão 08” integra as atividades dos Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Saúde (SESA) nos esforços de providenciar ações em todo o litoral.

A aeronave ajuda nas ocorrências de salvamento, além de patrulhar as orlas e auxilia as demandas médicas requisitadas numa emergência. Com o tráfego previsto para aumentar quando comparado aos anos anteriores, o BPMOA irá trabalhar 24 horas ao longo do fim de semana, agilizando os atendimentos preventivos.

“Imagine uma vítima grave em Guaratuba, ela precisa ir até o hospital de referência em Paranaguá, mas tem que esperar o ferry boat, sem contar o tempo no trânsito. Com o helicóptero conseguimos fazer o percurso, de ponta a ponta, em 12 minutos”, destaca o tenente coronel Pucci do BPMOA. 

Caracterizado por referências ao órgão de segurança pública e da saúde, como a menção ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o veículo vem cruzando os céus nas proximidades do Hospital Regional do Litoral em Paranaguá desde quarta-feira (15). Os voos são frutos de um treinamento especial que procura deixar as equipes preparadas em circunstâncias noturnas.

A tenente Ana Paula, porta-voz da operação pelos bombeiros, explica o exercício. “O Batalhão de Operações Aéreas continua os treinamentos constantes e com esse diferencial a equipe vai poder também atuar nestas ocorrências”, comenta a porta-voz.