Comerciantes do Litoral esperam aumento de 10% nas vendas no Dia dos Pais


Por Luiza Rampelotti Publicado 12/08/2022 às 12h28 Atualizado 17/02/2024 às 14h59

Para este ano, o Litoral do Paraná espera um crescimento médio de 10% nas vendas do Dia dos Pais, comparando com o mesmo período de 2021. Será a primeira vez que a data poderá ser celebrada sem restrições desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.

A data comemorativa foi criada na década de 1950 e sempre é celebrada no segundo domingo de agosto. Desta vez, será no dia 14, o que anima os comerciantes, pois nesse período a maioria dos consumidores já receberam os salários.

Uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que os principais presentes que os clientes paranaenses pretendem comprar para os pais são, em primeiro lugar, vestuário/calçados, seguido de almoço/jantar, bebidas e perfume/cosméticos.

No Litoral, o empresário e diretor da Câmara do Comércio Varejista e SPC da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Anwar Hamud, comenta que os comerciantes da cidade estão otimistas e esperançosos com relação à data. “O dia sempre foi muito importante para o comércio e continua sendo, ainda mais neste ano de retomada econômica, de emprego, renda, avanço, não só para o comércio, mas para toda a população”, diz.

Em Paranaguá, a ACIAP estima que o comércio tenha um aumento nas vendas de, em média, 8% a 10%. A porcentagem é otimista, já que, segundo Anwar, do ano passado para cá, está havendo um aumento tímido, mas gradual, no número de consumidores no comércio local.

Essa é a oportunidade que o comerciante tem para preparar promoções e ofertas, disponibilizando um bom atendimento para fidelizar o cliente. A ACIAP não vai realizar nenhuma ação, campanha ou parceria para o Dia dos Pais, mas já estamos nos preparando para a Copa do Mundo, Black Friday e Natal”, explica.

É uma data que nunca passa em branco


Já Ercio Luiz Weschenfelder, presidente da Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná (ACIAPAR), destaca que este é o primeiro Dia dos Pais pós-pandemia e, no município, a expectativa do comércio está grande e os comerciantes estão realizando diversas promoções para atrair consumidores.

A ACIAPAR também não está promovendo nenhuma campanha para a data e já está focando no Natal, mas afirma que tem colaborado com os comerciantes que têm procurado a entidade. “Acredito que, como em todos os feriados e datas especiais, a comemoração irá dar um incremento no faturamento. Porém, as condições econômicas do país ainda estão bastante comprometidas por si só, criando uma certa dificuldade para as pessoas presentearem com valores mais significativos. Entretanto, é uma data que nunca passa em branco, todos dão uma lembrança para os seus pais”, comenta.

Na cidade vizinha, a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos também não programou nenhuma campanha especial para o Dia dos Pais, uma vez que os comerciantes locais optaram por realizar ações isoladas. O presidente Adriano Menine Ribeiro destaca que a expectativa é que haja um aumento de 10% a 15% nas vendas devido à data, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Estamos vindo de um histórico crescente a cada data comemorativa, percebemos o aumento do movimento no Litoral e, também, das visitas no comércio, porém, nem todas estão sendo transformadas em vendas, mas em alguns segmentos já visualizamos um bom crescimento”, diz.

No entanto, ele ressalta que as expectativas estão contidas por conta do momento financeiro-econômico que o país passa, com alta na inflação e nos preços. Além disso, Adriano explica que a ACIMA não irá desenvolver nenhuma ação para a comemoração porque acredita que “ainda não é o momento”.

O que a associação está fazendo é divulgar o município para fora, com outdoors, vídeos promocionais etc., com o intuito de atrair turistas para Matinhos”, informa.

Super Pai em Guaratuba


A única cidade balneária que está promovendo ação de Dia dos Pais é Guaratuba. No município, a Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (ACIG) está apoiando a campanha “Super Pai”, que já está agitando o comércio local.

De acordo com o presidente Braulio Augusto Pedrotti, os consumidores podem participar ao comprarem em uma das 20 empresas envolvidas. “O projeto é uma realização da Alternativa FM e do Portal da Cidade, com o apoio da ACIG, e vai sortear um jantar para um pai e três acompanhantes para comemorar o Dia dos Pais”, explica.

O jantar será oferecido pelo 33 Gastronomia e Eventos e vai contar com apresentação instrumental de Siliviolino, violinista que já tocou com grandes nomes da música, como Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e Rio Negro e Solimões.