Conheça a Ilha da Tartaruga, pequeno refúgio com fácil acesso por Caiobá

Sossego e segurança em meio à pandemia

por Redação JB Litoral
09/02/2021 18:26 (Última atualização: 3 semanas atrás)

Por Lucas Sarzi

Em tempos de pandemia de coronavírus, o que buscamos é algum tipo de diversão que não seja perto de ninguém, né? Já pensou em aproveitar algumas horas numa ilha praticamente deserta, sem ninguém perturbando ao lado e ainda com uma vista privilegiada para as praias paranaenses? Venha com a gente então conhecer a Ilha da Tartaruga, em Matinhos. O espaço garante visual incrível, mas precisa de um pouco de atenção para saber a hora de ir e de voltar.

Localizada próximo à Praia dos Amores, o acesso mais fácil é pela Rua Agílio Leão Macedo. A passagem é feita por uma estreita estrada de pedras e é aí que o turista precisa de atenção: é importante ficar atento à maré, pois se ela subir, a volta fica difícil.

Conheça a Ilha da Tartaruga, pequeno refúgio com fácil acesso por Caiobá 2
Por não ser abrigada, a ilha tem a paz que buscamos durante a pandemia (Foto: Clarice Dorocinski/Colaboração)

Para aqueles que sentiram vontade e curiosidade de conhecer essa linda região, a dica é sair de casa cedinho e aproveitar o amanhecer para acessá-la. Ao chegar, o visual mais bonito é o da Praia Mansa de Caiobá e como ela não é habitada, a calmaria é garantida.

Os amantes de trilhas mais leves também vão gostar de conhecer o local, pois há algumas pequenas trilhas. Por lá, existe ainda duas formas de se chegar de uma ponta a outra: a primeira pelas pedras em torno da ilha e a outra opção pelos caminhos internos.

Conheça a Ilha da Tartaruga, pequeno refúgio com fácil acesso por Caiobá 3
Além da vista, quem vai para a Ilha das Tartarugas ainda pode sentar nas pedras na beira do mar (Foto: Reprodução/Trilhas e Lugares)

Conhecida também como “Ilha do Farol”, ela tem um pequeno sinalizador para barcos pesqueiros e é justamente pela trilha, que se divide em duas partes, que é possível chegar ao farol. O segundo caminho leva às pedras, de onde se pode ver o Morro do Boi e Guaratuba.

Embora sempre esteve num ponto de destaque para quem está em Caiobá, não era tão conhecida, simplesmente por não ser divulgada. Nos últimos anos, o local passou a ser mais visitado pelos turistas que buscam desbravar alguns caminhos diferentes do litoral paranaense e, com isso, a ilha começou a ter mais visitas. O importante é sempre ficar atento à maré, pois se subir, pode complicar o retorno para Caiobá, tendo que esperar o mar acalmar para conseguir retornar.

Conheça a Ilha da Tartaruga, pequeno refúgio com fácil acesso por Caiobá 4
Por estar em um lugar menos visitado, o trecho de praia em frente à ilha é boa opção de sossego (Foto: Reprodução/GoogleMaps)

Como o passeio pelo lugar não é demorado, a dica do JB Litoral é a seguinte: aproveite o tempo por lá e, ao voltar para Caiobá, fique um pouco no sossego da praia em frente à ilha. É garantia de um bom banho de mar sem que haja muita gente por perto. Por estar bem ao lado da Praia Mansa, o mar não tem ondas. E aqueles que gostam de conchinhas, é o paraíso.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments