Radar Portuário

Considerações a respeito do processo seletivo de Capatazia, edital lançado pelo OGMO/Antonina

Por Cristian César de Oliveira
14/07/2021 20:00 |
Atualizado em 22:31

Em função do aumento da demanda no Terminal Privado Ponta do Félix, que se encontra em ampla expansão, investindo na construção de armazéns e silos, o OGMO/A identificou a necessidade de ampliar o número de TPAs na função de Capatazia (Arrumador). Mas o que faz um TPA Arrumador no terminal portuário de Antonina? Primeiramente, vale destacar que o Porto Público Barão de Teffé, por falta de calado, não recebe navios há mais de duas décadas.

Toda movimentação de cargas se dá no terminal privado Ponta do Félix (TPPF), que está localizado dentro da área do porto organizado, sendo obrigatória a escalação de trabalhadores inscritos no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).

Considerações a respeito do processo seletivo de Capatazia, edital lançado pelo OGMO/Antonina, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Foto: Appa

A última seleção realizada pelo OGMO ocorreu para preenchimento de vagas na função de Estivador. Os aprovados, além de efetivados com inscrição de cadastro ou registro no OGMO, serão remunerados por jornadas de seis horas, e seus salários definidos por Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo, celebrado entre o Terminal Portuário e o Sindicato dos Arrumadores de Antonina. Superada a fase de seleção, cabe ao OGMO realizar os exames médicos periódicos, bem como viabilizar o treinamento desses trabalhadores; fornecer, ainda, os respectivos EPIs.

Resumidamente, as funções de um Arrumador no Terminal Ponta do Félix, são: no embarque de sacarias, procede o engate/içamento da carga e descarga no costado do porto, também realiza o preparo da lingada, quer na beira do cais ou armazém; na descarga de fertilizantes, controla a abertura do funil, fazendo o carregamento dos caminhões. Na movimentação em big bag, realiza o engate das alças no gancho de metal (gato), preso na extremidade do cabo do guindaste.

Edital será lançado no dia 13/07/2021

De acordo com as informações contidas no site do OGMO/A, o teor completo do edital será lançado na próxima terça-feira (13/07/21), e as inscrições realizadas pelo endereço eletrônico: HTTP:WWW.FUNDACAOUNICENTRO.COM.BR.