Copadubo intensifica medidas de prevenção contra o coronavírus


Por Publicado 22/12/2020 às 16h37 Atualizado 15/02/2024 às 18h07

Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em março deste ano, as empresas precisaram adotar várias medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a proliferação do vírus entre os funcionários.

Em Paranaguá, a Copadubo Transporte e Logística S/A também precisou se adaptar. De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho, Everson Gonçalves, as mudanças ocorreram logo no início da pandemia, mas foram intensificadas nas últimas semanas. “Logo no começo, adotamos todos os protocolos e acompanhamos os decretos municipais. Com isso, adaptamos toda a parte interna com postos de álcool em gel, determinamos a obrigatoriedade das máscaras. Além disso, entregamos álcool aos motoristas da empresa. Houve muita resistência no começo, mas os colaboradores entenderam a importância das ações”, disse.

Everson Gonçalves fala sobre mudanças (Foto: JB Litoral)

Devido o aumento do número de casos nas últimas semanas, a empresa reforçou os cuidados. “Neste mês, lançamos a campanha de combate ao coronavírus. Reforçamos os cuidados e orientações. Contratamos Técnicas de Enfermagem para aferir temperatura, organizar filas, fazer a higienização das mãos. Estamos investindo para garantir a segurança de todos”, completou.

Medidas adotadas

Elaine controla a entrada dos motoristas (Foto: JB Litoral)

A Técnica em Enfermagem, Elaine Batista, falou sobre o trabalho que está sendo realizando. “Estamos realizando um projeto de conscientização e prevenção, seguindo todas as recomendações dos órgãos competentes de saúde. Estamos realizando a higienização das mãos assim que os motoristas chegam ao ponto de chamada, aferindo a temperatura e organizando as filas, a fim de evitar aglomerações. Também estamos reforçando os cuidados aos motoristas, cobrando o uso de máscara, pedindo que evitem a formação de grupos de conversas, tudo pensando na contenção do vírus”.

Distanciamento social é obrigatório (Foto: JB Litoral)

Ela salientou ainda que os motoristas relutaram no começo, mas agora estão aceitando. “Estamos trabalhando de segunda a sábado durante 12h. Como temos um fluxo intenso de motoristas, as orientações estão sendo de extrema importância. No início, houve algumas relutâncias, mas temos percebido que, ao longo dos dias, eles estão aceitando e tendo a consciência de que é muito importante esses cuidados, para que juntos possamos conter a transmissão da covid em nossa cidade”.

Motorista aprova mudanças (Foto: JB Litoral)

O motorista da Copadubo, Antônio Yukio, acredita que essas atitudes preservam a saúde dos funcionários e, consequentemente, das famílias. “Tudo isso é muito importante para evitarmos a contaminação. Precisamos preservar a nossa saúde para que possamos cuidar da nossa família e continuar trabalhando. São atitudes básicas, mas que fazem a diferença”.