Oficinas de cinema e artes visuais acontecem gratuitamente na Ilha do Mel; saiba como participar


Por Redação
Reabertura Fortaleza da Ilha do Mel – Imagens Juan Lima JB LItoral 23 08 2024-60

Solenidade aconteceu na última sexta-feira, com presença do presidente do Iphan, Leandro Grass. Foto: Juan Lima/JB Litoral

image

A partir do próximo sábado (14), o projeto “Caiçaras, O Povo do Mar Brasileiro” promoverá oficinas culturais gratuitas na Ilha do Mel, com o objetivo de valorizar e fortalecer a cultura local. A iniciativa é liderada por Guilherme Danelhuk, neto de pescadores da ilha e morador de Paranaguá, que busca resgatar o modo de vida das comunidades caiçaras por meio de um documentário focado na pesca artesanal, uma prática tradicional ameaçada de extinção.

O projeto ‘Caiçaras, O Povo do Mar Brasileiro’ busca não apenas preservar a herança cultural dos caiçaras, mas também despertar a consciência ambiental e cultural em novas gerações, garantindo que essa tradição não se perca com o tempo”, destaca Guilherme Danelhuk.

Com o apoio da Associação dos Nativos da Ilha do Mel (ANIME), o projeto envolve a comunidade local em todas as fases, desde a pesquisa até a realização de oficinas e a produção de um teaser do documentário. Além de entrevistas e registros das práticas pesqueiras, o projeto destacará personagens emblemáticos da comunidade de Encantadas, como Nelci de Campos e o pescador Silvio Serafim.

Oficinas culturais

Como parte da contrapartida social do projeto, duas oficinas serão oferecidas gratuitamente: uma de cinema, ministrada por Guilherme Danelhuk, e outra de artes visuais, conduzida pelo artista plástico Antonio Labatut. Ambas as atividades têm o intuito de integrar a comunidade e estimular o interesse pela preservação cultural e ambiental.

Voltada para crianças e jovens entre 8 e 18 anos, a oficina de cinema acontecerá em dois dias, com uma programação que vai da teoria à prática. No primeiro dia, os participantes aprenderão sobre a história do cinema, linguagem cinematográfica e desenvolvimento de roteiro. No segundo dia, terão a oportunidade de captar imagens e áudio, vivenciando o processo de criação de um filme coletivo.

A oficina de artes visuais, aberta a participantes a partir dos 15 anos, acontecerá ao longo de quatro dias e terá um foco especial na sustentabilidade. Utilizando materiais recicláveis recolhidos nas praias da ilha, os participantes criarão obras de arte, aprendendo técnicas de coleta, montagem e finalização, aliando expressão artística à conscientização ambiental.

Programação das oficinas

As oficinas são abertas a todos os moradores da Ilha do Mel e não há custo para participar. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 9 8515-7951.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile