Projeto “Viagens Extraordinárias” chega a Pontal do Paraná


Por Assessoria de imprensa Publicado 25/10/2024 às 17h16
projeto viagem
A iniciativa tem como objetivo estimular a formação de jovens leitores e contribuir para o acesso à literatura. (Foto: Divulgação/JB Litoral)

Após passar por Matinhos, o projeto de incentivo à leitura “Viagens Extraordinárias de Júlio Verne pelo Litoral do Paraná” chega a Pontal do Paraná. Realizada pela Canô Produções, a iniciativa tem como objetivo estimular a formação de jovens leitores e contribuir para o acesso à literatura, a partir da obra do escritor francês Júlio Verne, considerado o criador do gênero de ficção científica. 

Durante duas semanas, balneários de Pontal do Paraná receberão diversas atividades gratuitas. Entre os dias 23 a 25 de outubro, o Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano, no balneário Shangri-lá, vai receber Fabi de Cezaro em atividade de contação de histórias. Entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro, Anna Carolina Azevedo vai realizar rodas de leituras com os alunos. 

“Quando eu me tornei mediadora de leitura lá em 2013, voltei a ter contato com a obra de Júlio Verne. Sou leitora e fã da literatura dele desde a minha infância. Uma das coisas que acho bem interessante é que muitas pessoas não conhecem o autor, mas sem dúvida em algum momento da vida ouviram sobre os seus livros, como A Volta ao Mundo em 80 Dias, Viagem ao Centro da Terra ou Vinte Mil Léguas Submarinas. E foi lembrando da minha infância como leitora que decidi mediar com as crianças e jovens os livros de Verne”, lembrou Anna, a idealizadora do projeto.

Nos dias 26 e 27 de outubro, acontecerá uma oficina de teatro no Balneário Primavera, no auditório da Casa da Cultura. Já nos dias 28 e 30 de outubro acontece no Balneário de Ipanema, na Biblioteca Municipal Abílio João Vizotto, oficina de mediação de leitura ministrada pela mediadora Daniele Rosa. Ao todo, são 30 vagas gratuitas e abertas para a população.

“A mediação de leitura é como uma ponte entre o livro e as pessoas. A ideia de mediação parte de um lugar de que não se ensina a gostar de ler, mas sim transmitir esse prazer e amor pela leitura.E a ideia da oficina é sensibilizar os participantes e oferecer ferramentas para que eles possam desenvolver um trabalho dentro de seus contextos para que eles possam se tornar agentes de partilha”, lembrou Daniele Rosa.  

Como participar

Para participar da oficina de Mediação de Leitura, basta fazer a inscrição a partir do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJFa-ftAodPMukiK4_pCu6T-5B9SariuvKa2lcjrtk2G1Baw/viewform

Os participantes da formação irão ganhar o livro “Os jovens e a leitura: Uma Nova Perspectiva” da antropóloga Michèle Petit, além de concorrer a um combo com as obras de Júlio Verne. 

Além das atividades de incentivo à leitura, a escola participante também receberá oito tablets, para que os estudantes possam ter acesso a ebooks, audiobooks. A biblioteca municipal também vai receber combos com exemplares dos livros “A Ilha Misteriosa”, “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, “Uma Cidade Submersa”, “Viagem ao Centro da Terra” e “Vinte Mil léguas Submarinas”, todos de autoria do escritor francês.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *