DE 17.5 PARA 8.9 MILHÕES DE SACOS


Por Redação JB Litoral Publicado 28/02/2015 Atualizado 14/02/2024

Questionada pelo JB na mesma semana a prefeitura de Paranaguá informou que a “licitação denominada Pregão Presencial 002/2015 – Aquisição de Material de Limpeza e Higiene havia sido revogada pelo prefeito, ficando sem efeito seu processo”. Questionada sobre as empresas participantes do pregão, a prefeitura informou ainda que por ter sido revogada“não havia mais empresas participando do processo”. E encerrou afirmando que a licitação seria feita com base em uma“análise de todo o quantitativo e valores relativos aos produtos citados”. Porém, para surpresa dos vereadores presentes na sessão ordinária da última quinta-feira (19), para dar subsídio a sua base de apoio na Câmara Municipal, a prefeitura enviou uma nota de sua Assessoria Jurídica, informando que estava anulando os itens 89,90 e 91 da licitação milionária dos sacos de lixo, durante a discussão e votação, do requerimento do vereador Adalberto Araujo (PSB), que pedia esclarecimento do que ocorrerá no Pregão, em relação ao levantamento feito pelo JB.

Usando como argumento a nota enviada pelo jurídico, os vereadores da bancada de apoio do prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) votaram contra e derrubaram o pedido de esclarecimento.Além do autor do pedido, votaram a favor do requerimento os vereadores, Adriano Ramos (SDD), Eduardo Francisco Costa de Oliveira (PSDB) e Laryssa Thaiz de Castilho Pereira Poleti Moreira (PRB).
Mais uma vez, o JBfez o levantamento do que foi anulado pela prefeitura, segundo a nota enviada pelo jurídico.

De acordo com a nota, a prefeitura anulou:

Item 89; que previa acompra de 5.986.600 sacos de 100 litros, pelo preço de R$ 0,6155, totalizando R$ 3.684.752,30.

Item 90; que previa a compra de 810.300 sacos de 15 litros pelo preço de R$ 0,1312 totalizando R$ 106.311,36.

Item 91; que previa a compra de 1.836.400 sacos de 200 litros pelo preço de R$ 0,7267 totalizando R$ 1.334.511,88.

Ou seja, foram anuladas as compras num valor de R$ 5.125.575,74, o equivalente a 8.633.300 sacos de lixo. Entretanto, diferentemente do que afirmou na semana passada, a prefeitura manteve a licitação e o item 92 que prevê a compra de 4.463.000 sacos de 30 litros pelo preço de R$ 0,2142 totalizando R$ 955.974,60 e o item 93, que prevê a compra de 4.447.800 sacos de 50 litros pelo preço de R$ 0,2964 totalizando R$ 1.318.327,92. Ou seja, dos 17.544.100 sacos de lixos de cinco diferentes capacidades de acondicionamento, foi mantida a compra de 8.910.800.O investimento de R$ 7.399.878,06 diminuiu para R$ 2.274.302,52. Foi anulada uma compra no valor de R$ 5.125.575,74, equivalente a 8.633.300 sacos de lixo.

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