Defesa Civil descarta risco de novos deslizamentos, em Guaraqueçaba


Por Luiza Rampelotti Publicado 01/02/2022 às 12h41 Atualizado 17/02/2024 às 00h59
Defesa Civil avalia riscos de deslizamento em Guaraqueçaba

As fortes chuvas que atingiram o Litoral do Paraná, de quinta-feira (27) a domingo (30), causaram estragos em vários bairros de Guaraqueçaba. O alto volume de água ocasionou alagamentos, inundações e, ainda, deslizamentos de terra na região.

Por conta dos riscos às residências, especialmente na localidade do Costão, onde grandes rochas apresentaram instabilidade, a Defesa Civil Municipal solicitou apoio técnico à Defesa Civil Estadual para avaliar a situação. O geólogo Rogério da Silva Felipe foi ao local, nesta segunda-feira (31), para averiguar se existe perigo às casas e famílias e orientar os técnicos locais sobre as ações de controle.

Essa visita foi muito importante, visto que estávamos com receio de haver deslizamentos e não dispomos de profissionais capacitados para fazer uma avaliação no local. Após a vistoria, foi descartada a possibilidade de novos deslizamentos que possam oferecer riscos à população”, conta o secretário municipal de Planejamento e Projetos, Douglas Colombes Costa.

Durante os dias chuvosos, alguns bairros da cidade chegaram a acumular 140 milímetros (mm) de água, o que obstruiu vias, interrompeu o abastecimento de luz e danificou a rede de internet em operação. Porém, a situação já foi resolvida.

Residência isolada

A Polícia Militar também está ajudando os moradores de Guaraqueçaba. No domingo (30), os policiais atuantes na Operação Verão Paraná auxiliaram a Defesa Civil Municipal no transporte das pessoas isoladas para a Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto, ponto de acolhimento aos atingidos pelas chuvas. Além disso, os militares também cederam colchões do Destacamento da PM para quem necessitava.

Apesar da situação grave, não há registro de nenhuma família desabrigada. No entanto, no ponto onde houve o maior desmoronamento, no Costão, uma residência precisou ser isolada por segurança. “No momento, não há moradores na casa, que foi isolada até que um muro de contenção seja feito para evitar um novo desmoronamento”, explica o diretor da Defesa Civil Municipal, Rafael Hass Rauli.

É importante destacar que, em caso de emergência, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (41) 99963-7036.