Denúncia leva PM a laboratório de drogas sintéticas em Morretes


Por Redação JB Litoral Publicado 08/12/2018 Atualizado 15/02/2024

Através de denúncias, policiais militares do Serviço de Inteligência do 9.º Batalhão descobriram um laboratório de drogas sintéticas, que foi montado dentro de uma chácara na área rural de Morretes. A ação policial foi deflagrada na manhã de sexta-feira, 7, e, durante as diligências presos três adultos e apreendido um adolescente. Ainda houve a apreensão de uma arma de fogo com munições e entorpecentes.

Conforme as informações, repassadas pelo Setor de Comunicação Social do 9.º BPM, por volta das 10h30, os militares se deslocaram até a localidade do Rodeio, na Estrada do Anhaia, para averiguar as informações de haveria um laboratório para refino de drogas, em uma propriedade localizada nas imediações do Parque Estadual do Pau Oco.

Ao se aproximarem do local denunciado, os militares encontraram uma chácara e visualizaram que, no interior de uma construção, parecida com um armazém, havia um homem utilizando equipamentos de proteção individual para manuseio de produtos químicos. Ele estava trajando máscara de filtro químico e luvas de borracha, que são comuns em laboratórios.

Imediatamente os policiais realizaram a abordagem e o suspeito, um homem de 31 anos, tentou fugir, mas não conseguiu escapar. Na sequência, saíram do interior da casa principal mais dois suspeitos que correram em direção à estrada e também foram abordados, e na identificada constatado que um deles tem 27 anos e o outro 17. No interior da moradia ainda foi identificado homem de 55 anos, o qual se apresentou como o caseiro da propriedade.

Nas buscas no interior da residência, os policiais localizaram uma pistola calibre nove milímetros, com 16 munições, escondida dentro de um forno a lenha. Em um dos quartos foram encontradas buchas de maconha e uma trouxinha com material de cor marrom, aparentando ser droga sintética.

Na edificação anexa, onde foi feito a primeira abordagem, os militares encontraram vários objetos e substâncias químicas comuns à fabricação de drogas sintéticas, que acabaram apreendidas. Durante a abordagem, um dos suspeitos admitiu que as substâncias estavam sendo usadas para a fabricação de ecstasy, demonstrando inclusive os procedimentos de preparação do entorpecente.

Em seguida, foram acionadas as equipes da Delegacia de Polícia Civil de Morretes e da Delegacia da Polícia Federal de Paranaguá, a qual enviou peritos para coleta e análise do material apreendido, sendo confirmado, após análise laboratorial, se tratar de metanfetamina (droga sintética estimulante). Ao todo, foram apreendidos de 3,5 quilos do produto, além de todos os utensílios para fabricação do entorpecente. Conforme apurado pela PM, estima-se que cada grama da droga seria comercializada por R$ 50,00.

Todos os envolvidos acabaram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Morretes, para a elaboração do flagrante pelos crimes constatados na abordagem.