Deputado Caputo pede comissão parlamentar para avaliar cancelamento do contrato do ferry boat


Por Publicado 01/02/2022 às 15h09 Atualizado 17/02/2024 às 01h00

Um novo problema na travessia da balsa que liga Guaratuba a Matinhos tem repercutido nas redes sociais nesta segunda-feira (1) e também entre autoridades.

De acordo com a concessionária responsável pela travessia, um flutuante cedeu na noite de ontem (31), mas já estava inoperante e por isso não havia risco à segurança de quem frequenta o serviço.

Apesar de a empresa ressaltar que todas as estruturas estão sendo inspecionadas e devem passar por um processo de reconstrução, usuários das redes sociais não perdoaram um novo problema e criticaram as condições da balsa.

Inacreditável, ontem sozinho, parado a noite no cais, um ferry boat afundou. Ninguém morreu. Nossos governantes indiferentes. Não há explicação para essa loucura“, postou um internauta identificado como Julio Fabbris em um grupo de Guaratuba. As respostas à publicação foram todas em tons críticos também, reforçando que enquanto não acontecer uma tragédia com a vida de alguém, nada será feito. “Cadê as autoridades responsáveis? Realmente estão esperando uma tragédia para tomar as devidas providências“, escreveu Tereza Cordeiro de Mello.

Maria Sueli Lucio foi na mesma linha e lamentou a situação. “Estão esperando morrer bastante gente. E o povo não faz nada. Deviam se revoltar, fazer manifestações, exigir mudanças“, comentou. Várias outras pessoas aproveitaram o espaço para expressar sua opinião e relembrar que esse não é o primeiro incidente dos últimos meses.

Autoridades na bronca

Além de populares, o prefeito Roberto Justus (DEM) foi mais um que se manifestou de forma crítica com os problemas recorrentes. “O meu decreto de calamidade pública assinado no dia 11 de janeiro tinha muito mais a questão política do que técnica. Ele é importante porque posiciona o município pela rescisão do contrato. Nós não acreditamos na empresa que hoje detém a concessão“, criticou o gestor público.

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) publicou um vídeo em seu Facebook em que afirma que “a paciência acabou” e que a BR Travessias é incompetente. “Já aconteceu uma série de problemas graves. Até agora as pessoas estão perdendo tempo e paciência, mas pode ser que daqui a pouco se percam vidas. Ontem afundou o flutuante, outro dia a balsa foi parar em alto-mar, já faltou combustível no meio da travessia. A situação é muito grave“, disse.

O parlamentar também garante que vai propor a outros deputados do litoral uma comissão especial que avaliará o contrato entre a empresa e o governo estadual. “Inclusive, se forem confirmadas todas essas situações. Eu sou favorável ao cancelamento do contrato e um novo processo. São vidas que estão em jogo“, frisou o político.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) informou que deve ajuizar ainda hoje uma ação judicial para que a empresa responsável faça todos os ajustes necessários para a segurança e bom funcionamento das plataformas em 24h.

Assista ao vídeo do deputado Caputo:

Travessia de Guaratuba – Soluções já!

⚠️ A PACIÊNCIA ACABOU!➡️ Com o apoio de outros deputados, vou protocolar o pedido de abertura de uma comissão especial para analisar os problemas que vem acontecendo na travessia de Guaratuba.🚨Nesta semana, uma das plataformas flutuantes de acesso às balsas afundou. Recentemente, um dos ferry boats também ficou a deriva na baía, entre outros graves problemas. Queremos soluções, já! #TravessiaGuaratuba #FerryBoatGuaratuba #LitoraldoParaná

Publicado por Michele Caputo em Terça-feira, 1 de fevereiro de 2022