Deputado quer implantar conselho comunitário na Ilha do Mel


Por Publicado 14/09/2021 às 19h59 Atualizado 16/02/2024 às 13h22

O deputado estadual Goura (PDT) enviou na última semana um requerimento ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, cobrando a implantação imediata de um Conselho Comunitário da Ilha do Mel.

No documento, o parlamentar diz que já há um grupo organizado no local, mas que a atuação precisa ser formalizada de forma mais eficiente. “Em visita recente à Ilha do Mel constatamos que embora haja associações e moradores engajados e participativos na gestão da Ilha, ainda existem muitas dúvidas acerca dos procedimentos adequados para concretização dessa atuação”, diz o requerimento.

O político ainda aproveita para citar que não há aproximação entre as mudanças e ações na ilha com os próprios moradores, que acabam sendo os últimos a serem comunicados. “Não raro boa parte dos nativos não sabe de determinado assunto que está sendo planejado ou discutido para o local, e quando tomam ciência, são apenas consultados para validar processos já praticamente acabados”, criticou o deputado.

Goura conclui o documento citando que o novo conselho depende da regulamentação da Unidade Adminstrativa da Ilha do Mel. “Esta demanda se faz primordial para que seja estruturado um instrumento efetivo de participação e controle social na gestão da Ilha do Mel, onde a população diretamente afetada participe ativamente desde o processo de planejamento e criação de projetos, que devem, prioritariamente, atender demandas identificadas por eles mesmos“, afirma.

O pedido ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo foi consultado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e então foi decidido solicitar a implantação do conselho. A reportagem procurou o secretário Marcio Nunes, mas não conseguiu contato até o fechamento desta reportagem.