Derrocagem da Pedra da Palangana em Paranaguá continua nesta quarta


Por Marinna Prota Publicado 08/09/2021 Atualizado 16/02/2024

Na segunda-feira (6), por volta das 15h30, a Portos do Paraná deu o início à obra de dragagem por derrocamento da Pedra da Palangana. Após o acionamento dos equipamentos de segurança, incluindo a cortina de bolhas e o aviso sonoro, a primeira detonação ocorreu por volta das 17h30. O serviço foi paralisado durante o feriado de 7 de setembro, mas retorna nesta quarta-feira (8), no período da tarde.

Em nota, a Portos do Paraná afirmou que “uma varredura foi feita no local. Segundo a Diretoria de Engenharia e Manutenção, tudo ocorreu dentro do esperado, com sucesso neste primeiro dia. A continuação [da detonação deve manter a previsão das 16h, também podendo ter variação entre 15h e 17h, para o próximo acionamento, a depender das condições operacionais, meteorológicas e ambientais”.

Todo o processo deve durar cerca de oito meses. A obra compreende a mobilização dos equipamentos, perfuração, desmonte e remoção das rochas. Finalizada a derrocagem, a empresa fará uma batimetria de categoria A, que mede a profundidade da área e é usada para garantir a segurança e a eficiência do tráfego de embarcações. Os resultados desta medição serão encaminhados à Marinha para validação e determinação de um novo calado, que corresponde à altura de água necessária para o navio flutuar livremente.

A empresa pública ainda divulgou um cronograma completo da obra, que pode ser acessado clicando aqui.