Brasil: RSF condena ataque violento contra a sede do JB Litoral de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 27/03/2018 às 12h28 Atualizado 15/02/2024 às 02h02

Um homem atirou diversas vezes contra a sede do Jornal dos Bairros do Litoral, no estado do Paraná (sul do Brasil) na segunda-feira, 26 de março. Não houve vítimas. A Repórteres sem Fronteiras pede às autoridades que investiguem o caso e garantam a proteção dos jornalistas da redação.

Na noite do 26 de março de 2018, um homem disparou ao menos quatro vezes contra a sede do Jornal dos Bairros do Litoral, situada no município de Paranaguá, no litoral do Paraná. O ataque vem se somar a uma série de intimidações dirigidas contra o jornal, que publica regularmente notícias sobre a vida política local.

“Esse ataque representa um atentado contra o conjunto da imprensa do Paraná e do Brasil, declarou Emmaneul Colombié, diretor regional para a América Latina da Repórteres sem Fronteiras. “As autoridades do estado devem levar a cabo uma investigação ampla dessa agressão e garantir a proteção dos jornalistas do Jornal de Bairros do Litoral. Esse tipo de ataque gera um ambiente de medo e autocensura, e não pode em nenhuma hipótese ficar impune”.

Gilberto Fernandes, jornalista e diretor da redação, recebeu recentemente ameaças por telefone. Três ações judiciais foram abertas em 2016 contra o jornal, movidas pelo atual prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque. Em todos os processos, a justiça deu ganho de causa para o jornal.

No dia 15 de fevereiro de 2018, a sede da TV Bandeirantes, em Curitiba, capital do estado, foi alvo de um ataque por coquetel molotov. Um agente de segurança sofreu ferimentos leves.

Casos de violência contra jornalistas e meios de comunicação são recorrentes no país, que se encontra na 103ª posição do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa de 2017, elaborado pela Repórteres sem Fronteiras.