Destruído em 2012, muro da A.A. 29 de Maio continua quebrado em Antonina


Por Redação JB Litoral Publicado 14/05/2014 às 21h00 Atualizado 14/02/2024 às 02h21

Faltando menos de um mês para comemorar 95 anos de existência e uma história de glórias e conquistas, a Associação Atlética 29 de Maio, continua com grande parte do muro frontal destruído desde o forte vendaval que castigou Antonina em outubro de 2012.

Entidade, que conta com a assinatura, em sua ata de fundação, do craque da Seleção Brasileira de 1919, Arthur Friedenreich, autor do gol da vitória na prorrogação da partida contra o Uruguai, no dia 29 de maio de 1919, se vê esquecida por aqueles que deveriam reconstruir o muro, em agradecimento pelos momentos de alegria e emoção proporcionados pelo 29 de Maio à cidade.  

O vendaval que alcançou 74 km/hora e veio acompanhado de chuva de granizo causou prejuízos para cerca de 450 pessoas em Antonina. A cidade ficou sem energia elétrica por toda madrugada e diversas casas foram destelhadas, muros desabaram tanto na área central como nos diversos bairros, placas de comércios, obras e propaganda eleitoral caíram, entortaram e outras foram levadas pelo vento. A força do vendaval chegou arrancar diversas árvores de praças, calçadas e casas e as folhas e galhos acabaram sujando quilômetros de vias públicas.

O muro que fica diante da Rua Dr. Mello não suportou a força do vento e desabou até próximo do ponto de parada de ônibus. Desde então, empresários e o Poder Público não tomaram a iniciativa de buscar meios para recompor o muro, mantendo o local aberto e proporcionando uma paisagem negativa para os turistas e autoridades que visitam a cidade.

Sem condições de levantar recursos o suficiente para recuperar o muro, a entidade se vê obrigada a ter sua área invadida por animais e, algumas vezes, desocupados que fazem uso de drogas.

No dia 3 deste mês, a reportagem do JB esteve no local e constatou que a situação ainda a mesma de 2012.

Vale lembrar que o clube, fundado no dia 1º de junho de 1919 e teve seu nome originado justamente no dia do jogo que Arthur Friedenreich garantiu a vitória aos brasileiros na Copa do Mundo, até hoje realiza partidas de futebol no estádio Francisco Pinto, inaugurado no dia 16 de fevereiro de 1920.