STIQFAPAR de Paranaguá apoia alunos do IFPR que vão para Harvard; saiba como ajudar


Por Luiza Rampelotti

Arthur e Janara receberam uma doação do presidente do STIQFAPAR. Foto: JB Litoral

No dia 23 deste mês, os estudantes Arthur Cardos Domingues, de 17 anos, e Janara Schmitt Sandri, de 18 anos, ambos matriculados no curso técnico em mecânica integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, embarcam aos Estados Unidos para participar da segunda expedição IFPR-MIT/Harvard. Eles irão participar de uma imersão educacional que terá como destino as universidades do MIT (Massachussetts Institute of Technology) e Harvard, em Cambridge, cidade em Massachussetts. Serão sete dias de imersão técnico-científica.

Para custear a viagem e as despesas relacionadas a ela, como hospedagem, alimentação, passagens aéreas e translado, os jovens realizaram ações de empreendedorismo e, também, rifas e vaquinha virtual. Na manhã desta terça-feira (10), eles foram surpreendidos pela doação financeira realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Paranaguá (STIQFAPAR), por meio do presidente Arildo do Nascimento.

Através desta contribuição, incentivamos todos os estudantes a se dedicarem aos seus estudos, pois a recompensa vem. Sempre estaremos ao lado dos alunos, das empresas, dos trabalhadores. É motivo de orgulho para nós podermos fazer essa doação para Arthur e Janara”, comenta Arildo.

Ele ainda fala a respeito da alta demanda por profissionais capacitados para atuarem na área de fertilizantes e químicos, em Paranaguá. “Estamos em falta de mão de obra qualificada, especialmente nas funções técnicas em agrícola e química. Não temos cursos nesse sentido na cidade e a demanda é grande. Quando tem alguma oportunidade, as empresas recrutam pessoas de fora, sendo que temos filhos de trabalhadores que têm interesse em aprender sobre esse segmento”, diz.

Por isso, ele afirma que o intuito do STIQFAPAR é trazer ao município a oferta de vagas nos cursos técnico em agrícola e técnico em química.  

Para Janara, a contribuição realizada pelo sindicato irá ajudar muito na viagem à Harvard e MIT. “Sou muito grata ao sindicato e ao seu Arildo. É muito importante para nós, não só pela questão financeira, mas também por vermos que não estamos sozinhos nessa, que temos apoio e motivação para continuarmos”, agradece.

O estudante Arthur também agradece. “Agradecemos não só por nós, mas pelos outros estudantes, já que o sindicato está buscando trazer outros cursos técnicos para cá. Esse auxílio será de grande ajuda para trazermos esse conhecimento de Harvard para a comunidade de Paranaguá”, conta.

Ele destaca, ainda, que a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP) e a Tractor Vendas, de Palmas (PR), também contribuíram.

Saiba como ajudar

Para entrar em contato com os alunos e contribuir com a vaquinha ou PIX, ligue ou mande uma mensagem para Janara no telefone (41) 99553-3726 (mesmo número da chave PIX) ou pelo e-mail janara.ifpr@gmail.com. Para falar com Arthur, o telefone é (41) 99590-5334 ou pelo e-mail arthur.ifpr20@gmail.com.

Sair da versão mobile