Dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Antonina, é marcado por missa, procissão e queima de fogos


Por Diogo Monteiro Publicado 15/08/2022 às 14h31 Atualizado 17/02/2024 às 15h10

Os fiéis católicos e devotos de Nossa Senhora do Pilar, celebraram, durante os últimos nove dias, novenas preparatórias para a festa da padroeira de Antonina, que acontece nesta segunda-feira (15). As festividades estão sendo realizadas no Santuário Nossa Senhora do Pilar, que fica na Praça Coronel Macedo, na região central do Município.

A programação desta segunda-feira (15), Dia de Nossa Senhora do Pilar, começou nas primeiras horas da manhã com uma alvorada festiva. Às 10h, foi realizada uma comemoração com a presença do Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Perón.

Já no período da tarde, às 15h30, será realizada a coroação de Nossa Senhora e, na sequência, será feita a Santa Missa, marcada para às 16h. Em seguida, haverá uma procissão que percorrerá as principais ruas da cidade e, no final, a festividade será encerrada com uma grande queima de fogos.

O padre Tiago Machado, destaca a importância da festa para a comunidade. “É uma festa que mistura os elementos da fé, do celebrar, a liturgia, a devoção, o amor à Nossa Senhora, a procissão luminosa e o festivo da queima de fogos que sempre tem que aquele espaço em nosso coração para se alegrar. Essa festa marca a vida da comunidade toda de Antonina e, certamente, a vida de todos os devotos de Nossa Senhora, aqui chamada de Nossa Senhora do Pilar“, diz.

Patrimônio Histórico

De acordo com o portal da Prefeitura de Antonina, as celebrações aconteceram na tricentenária Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, que constituiu um marco fundamental para a história da cidade: a fundação da freguesia, em 1719. Na época, a capela original atendia aos anseios de moradores, que rendiam suas orações à sua santa protetora e foi construída em uma bela colina, às margens da baía, de onde se tem uma vista privilegiada do município e de sua exuberante riqueza natural.

Tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná, em 1999, a tradicional Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi elevada à condição de Santuário pela Diocese de Paranaguá, em 15 de agosto de 2012, dia da padroeira de Antonina.