Dia do Voluntariado tem limpeza em comunidades


Por Assessoria de Imprensa Publicado 27/09/2021 Atualizado 16/02/2024

Nesta segunda-feira (27), Dia do Voluntariado Paranaense, 18 voluntários participaram da ação de limpeza de praias nas comunidades de Europinha e Ilha do Teixeira, no entorno dos portos de Paranaguá e Antonina, na Baía de Paranaguá. Ao todo, o grupo, formado por colaboradores e prestadores de serviço da Portos do Paraná e cinco representantes dos Escoteiros do Mar de Antonina, recolheu quase 45 sacos de 100 litros.

Os materiais coletados foram destinados a uma associação de recicladores integrada por 28 famílias de Antonina. Os demais resíduos vão para a coleta de Paranaguá. A ação faz parte das atividades da Semana do Voluntariado Paranaense, de 24 a 30 de setembro, organizada pela Superintendência Geral de Ação Solidária, do Governo do Paraná.

Foto: Claudio Neves/ Portos do Paraná.

Esta semana tem uma importância para o Estado como um todo“, comenta a primeira-dama do estado Luciana Saito Massa, presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná. “Não é só quem recebe a ação voluntária que se beneficia. Quem a desenvolve e acompanha, também. É desenvolvimento pessoal“, completa.

Luciana Massa fez questão não apenas de acompanhar, mas também de ajudar diretamente na coleta de resíduos na Ilha do Teixeira. “As empresas são feitas de pessoas. E quando vemos as pessoas saírem das suas zonas de conforto, do escritório para vivenciar uma outra realidade, ele adquire uma nova visão e ainda mais conhecimento“, afirma a presidente do conselho.

PORTOS

Como lembra o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, o gerenciamento de resíduos, assim como a ação educativa e de conscientização de limpeza de áreas, já faz parte das atividades de gestão ambiental da empresa pública. Porém, a ação desta segunda-feira (27) é diferente, pois envolve integrantes de outras áreas: Jurídico, Engenharia, Comunicação, Administrativa Financeira e até a Unidade de Segurança (UASP).

Foto: Claudio Neves/ Portos do Paraná.

A importância é, primeiro, a gente demonstrar que a participação em um evento que ocorre simultaneamente em todo o Estado, faz parte da integração e traz resultado imediata para a sociedade“, diz Santana. Segundo o diretor, a ação voluntária angariada pela Superintendência do Estado vem em consonância com o trabalho permanente que a Diretoria de Meio Ambiente desenvolve. “O legal foi poder juntar a iniciativa da primeira-dama ao conhecimento que já adquirimos nas comunidades do entorno com a disposição dos nossos convidados. Uma união de esforços“, completa o diretor da Portos do Paraná.

Karina Daniel Pedrolo é assistente administrativa na Portos do Paraná desde 2019. Atuando na Diretoria de Engenharia e Manutenção, ela foi uma das voluntárias e esteve nas comunidades pela primeira vez. “Eu acho muito importante, pois além de ser uma atividade diferente, que nos faz sair da rotina, é uma chance da gente contribuir. Fazer a nossa parte“, diz.