Destaques

Dia Mundial do Doador de Sangue: prefeitura de Guaratuba abre inscrições para a população interessada em doar sangue

Por Gabriel Santos
14/06/2022 16:02 |
Atualizado em 16:02

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14), a prefeitura de Guaratuba abriu o cadastro para os moradores interessados em salvar vidas. A ação acontecerá no dia 2 de julho, na Unidade Básica de Saúde de Coroados.

Todo o material coletado será encaminhado até a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá. Os cadastros serão realizados por meio do preenchimento de informações numa lista, que pode ser acessada clicando aqui.

Segundo a secretaria municipal de Saúde da cidade litorânea, outras ações ocorrerão, durante o ano, a fim de contribuir com o estoque do Hemepar, como a disponibilização de transporte para levar os moradores à UCT.

Quem pode doar?

Para doar sangue, o Ministério da Saúde solicita que as pessoas tenham entre 16 a 59 anos de idade e com mais de 50 kg. Também é recomendado aos doadores que consumam alimentos saudáveis quatro horas antes de efetuar a coleta.

Nos casos dos pacientes com sintomas gripais, as autoridades de saúde aconselham as pessoas a ficarem em suas residências, descartando a necessidade de ir ao local. Quem tomou a vacina contra a gripe nos últimos dias e tem interesse de contribuir com o estoque do hemocentro, deverá aguardar 48 horas, enquanto os imunizados contra a Covid-19 têm de esperar uma semana para realizar a doação.

Já àqueles que contraíram a dengue devem cumprir períodos diferentes, por exemplo, quem foi diagnosticado com o quadro simples da doença esperará um mês, mas a população que teve o quadro hemorrágico terá pela frente a obrigação de ficar 6 meses sem fazer o ato solidário.