“Dirija seguro”: Copadubo realiza ação para garantir segurança aos motoristas

por Maisy Pires
06/01/2021 17:57 (Última atualização: 07/01/2021)

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com informações da Portos do Paraná

A COPADUBO – Transportes de Fertilizantes, Sal, Corrosivos e Derivados do Litoral iniciou nesta quarta-feira (6) uma campanha de trânsito seguro no acesso ao porto. Com equipe própria, a empresa fez a distribuição de panfletos, reforçando as normas de segurança aos motoristas cadastrados.

O técnico em segurança do trabalho da Copadubo, Everson Gonçalves, ressaltou que a campanha tem como objetivo orientar os motoristas. “Essa campanha foi desenvolvida pela demanda verificada junto aos motoristas, da cobrança pelo uso dos EPIs e das regras de segurança nas operações. A gente precisa orientar e instruir, constantemente, sobre os riscos das atividades no momento em que ele está no cais, carregando o produtos, até a descarga nos armazéns”, explica o técnico.

Com uma frota de 600 caminhões e cerca de mil motoristas cadastrados, que se revezam no acesso ao cais para buscar os graneis sólidos de importação, a jornada de todos esses trabalhadores deve ser feita com total segurança, segundo o técnico. “O foco da ação é preservar a vida dos colaboradores e evitar, ao máximo, os acidentes de trabalho”, completa Gonçalves.

  • "Dirija seguro": Copadubo realiza ação para garantir segurança aos motoristas 2
  • "Dirija seguro": Copadubo realiza ação para garantir segurança aos motoristas 3
  • "Dirija seguro": Copadubo realiza ação para garantir segurança aos motoristas 4
  • "Dirija seguro": Copadubo realiza ação para garantir segurança aos motoristas 5
  • "Dirija seguro": Copadubo realiza ação para garantir segurança aos motoristas 6

Ações da Portos

Todos os dias, em média, 1,2 mil caminhões acessam o cais do Porto de Paranaguá. Apesar de estarem em maior quantidade, esses não são os únicos elementos que compõe tráfego na faixa primária. Para circular no local, além de cuidado e atenção redobrados, é preciso seguir as regras gerais de trânsito. O cumprimento dessas é frequentemente monitorado. A fiscalização é constante.

“A Portos do Paraná têm uma ferramenta que se chama Programa de Abordagem Comportamental. Todos os meses fazemos os registros dos desvios comportamentais dos motoristas e demais usuários que circulam por aqui e enviamos um relatório para as empresas, para que façam a gestão desses desvios junto aos seus funcionários”, afirma o gerente de Segurança e Saúde no Trabalho, José Sbravatti.

Os registros e monitoramento que as equipes do porto fazem servem de base para que as empresas desenvolvam campanhas específicas junto aos colaboradores, com foco na prevenção e na conscientização sobre as regras de segurança. “Nós detectamos e bloqueamos os desvios, orientamos os trabalhadores e disseminamos as práticas de comportamento seguro dentro da faixa portuária”, completa Sbravatti.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments