E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai?

por Maximilian Santos [email protected] @maximilianjas
07/02/2020 14:06 (Última atualização: 09/03/2020)

Em todos os anos eleitorais municipais voltam aquelas campanhas nas redes: “Não vamos reeleger nenhum vereador!”. Mas, apesar desse “manifesto popular” ser grande pela cidade, sempre são eleitos alguns habituais nomes. Na última votação, a Câmara de Vereadores de Paranaguá teve uma renovação de 64%, um número bem expressivo para o histórico da casa. E, conforme a tendência política para o ano de 2020, segundo várias pesquisas nacionais eleitorais, essa propensão deverá crescer nas urnas de todo o País, em outubro. Mas, na Cidade Mãe do Paraná existem nomes que podemos ter certeza que serão reeleitos… não é mesmo?

A começar pelo atual presidente da casa, o vereador Waldir Leite, o mais votado, com 2.833 votos, com 1.132 a mais que o segundo colocado, o vereador Jozias da Negui, com 1.701. A família Leite garante todos os votos da Vila do Povo e região, além de outros pontos, como a empregabilidade. Se seu irmão Leite Junior for realmente para a vice de Marcelo Roque, a força aumenta ainda mais. Jozias, da mesma forma, é garantia, foi o segundo mais votado, tem a força em várias comunidades e regiões, além do reforço “bakiano”. Nilo, do PP, também será um dos prováveis reeleitos. Conquistou 1.438 votos e foi um dos principais protagonistas da política na gestão Marcelo Roque, abrindo muitas portas e forças. Nagel, igualmente, é aposta quase que garantida, apesar do perfil de seu eleitorado ser o principal alvo da maioria dos candidatos, conforme a tendência da política nacional, o que pode perder alguns bons números! Colocaria nessa lista de possíveis reeleitos o vereador Edu e, de repente, o Fábio Santos, que foi o terceiro colocado em 2016.

Ah… sem esquecer o vereador Adriano Ramos, que se não for candidato para a prefeitura de Paranaguá, tem sua cadeira garantida no Palácio Carijó. Os demais, acredito que terão um pouco mais de trabalho para se firmarem como vereadores reeleitos! Thiago Kutz, que conquistou 1.150 votos, com a mesma média que Edu, vai mostrar este ano se sua eleição foi apenas parte de um movimento de renovação na causa animal, que foi tendência em todo o Brasil, ou se conseguiu manter esse eleitorado. Vai depender também de sua sigla. Outros, como até mesmo biólogos e especialistas conhecidos pela causa animal, já se colocam como concorrentes na disputa pela Câmara, na mesma causa. O fato de ter diminuído sua presença nas ruas com os resgates, por conta do trabalho como vereador, e de seu parceiro, o diretor da Cagepar, Gabriel Antunes, deverá ser considerado da mesma forma. O radialista e humorista Gilson Marcondes, que fez 435 votos, também deverá perder forças. Outros radialistas, até mesmo mais populares, já se colocaram como candidatos.

Além disso, ficou um pouco perdido ao lado dos “independentes”, após ser eleito pelo mesmo partido que o prefeito Marcelo Roque. Sem falar que o seu programa está em uma rádio que é parceira aberta da prefeitura, diminuindo a força do seu discurso “oposicionista”. Outro mistério é a dupla do PSB, Luizinho Maranhão e Ratinho, que fizeram a mesma média de votos, 868 e 824, respectivamente. Luizinho está com a questão de seu irmão, o vice-prefeito Arnaldo Maranhão, ainda pendente. Maranhão poderá ser candidato a prefeito, como pré-candidato, o que ajudaria Luizinho a se manter no Carijó. Porém, ainda existe a chance de Arnaldo ser nomeado em um cargo na APPA, pela proximidade com o governo Ratinho Junior, ou até mesmo vir como vereador novamente, que também estaria entre alguns dos garantidos. Outra curiosidade fica por conta de Sandra do Dorinho, que muitos dizem que deverá se despedir da Câmara. Apesar de ter feito 975 votos, vem perdendo força a cada eleição, sem muito poderio de voz na casa legislativa. Jaime da Saúde, Nóbrega, Alex Alves, Carlos Fangueiro, Tucano, todos com uma mesma média de votos, vão ser os que deverão lutar muito, para essa possível reeleição, com nomes fortes do cenário social, profissional e comunitário da cidade, se colocando como candidatos para assumir a Câmara de Vereadores, de 2020 até 2024.

E aí… e para você? Quem é que fica, e quem é que sai? Que comecem as apostas…

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Pousadinha boa pra quem quer canoa

E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 2

Tem opção nova de hospedagem movimentando este verão no litoral do Paraná. Está de portas abertas em Guaratuba, na Praia de Caieiras, a Passaúna Guest House. Com vista para o mar de águas tranquilas que marca a entrada da Baía de Guaratuba, oferece hospedagem pé na areia, piscina e muita tranquilidade. Um dos diferenciais é a possibilidade de praticar um esporte náutico que vem crescendo muito no Brasil: a canoa havaiana. A pousada faz parte do grupo do Passaúna Paddle Club, clube de esportes náuticos de Curitiba fundado pelo casal de jovens empreendedores, meu amigo fotógrafo Naideron Junior e Kamilly Magno. 

Viagens de negócios

Período de janeiro também é fase de viagens de congressos, estudos e negócios. Confira quem está se atualizando por aí:

E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 3
Em sua experiência no Vale do Silício, dentro do International Seminar Silicon Valley 2020 – Insper, a administradora Mileny Gimenes, filha do ex-prefeito de Pontal do Paraná (em memória), Rudisney Gimenes, teve aulas de inovação e de empreendedorismo, além de visitar empresas como Google, Netfix, entre outras.
E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 4
Participando do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – 38º CIOSP, o cirurgião-dentista Alex Landucci, leia-se clínica AK Sorriso, conferiu todas as novidades em tecnologia, tratamentos e materiais, no maior congresso anual de odontologia do mundo, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Há tanta vida lá fora…

E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 5
Meu amigo Deny Pereira, leia-se Centro de Ensino Fisk, em viagem com sua linda família em Buenos Aires, aproveitou para chegar perto dos tigres, no Zoológico de Luján.
E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 6
O parnanguara Jair Junior usufruiu do período de férias e descanso para buscar energia em Salvador, na Bahia, na foto da bela Praia do Flamengo.
E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 7
Junior Albini, o expert em foto e vídeo, curtindo o maravilhoso clima de Ocho Rios, na Jamaica, em pausa de seu novo trabalho no projeto Cruise Vision, a bordo do Manarch Pullmatur.

Cegonha

Uma geração linda, de pais, tios padrinhos e amigos, que são pessoas maravilhosas, estão chegando. Confere aí:

E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 8
Minha amiga do coração Michely Picanço e seu marido, o querido Daniel Rauscher, além da minha professora do coração, Rosemary Picanço, comemoram a chegada da linda Julia.
E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 9
O jornalista Leonardo Barbosa, da comunicação municipal, feliz da vida com a chegada de sua sobrinha, a Luisa. Filha de sua irmã Ana Cláudia e de seu cunhado Luiz Felipe.
E no Palácio Carijó? A renovação de vereadores vai crescer? Quem fica e quem sai? 10
Minha amiga profissional multifacetária da comunicação e de projetos, Kamila Fernandes, e o seu marido Fábio Barreira, aguardam a chegada do amado Gael.