Porto de Paranaguá

É tri! Pelo terceiro ano consecutivo, Paraná tem melhor gestão portuária do Brasil

Segundo premiação do governo federal, portos de Paranaguá e Antonina alcançaram nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias
Por Flávia Barros
26/06/2022 14:19 |
Atualizado em 15:04

De iniciativa do Ministério da Infraestrutura, o prêmio “Portos + Brasil” anunciou, na última quinta-feira (23), em Brasília, que a Portos do Paraná foi eleita a melhor gestão portuária do País, pelo terceiro ano seguido. O ranking é feito entre todos os portos públicos brasileiros, e os paranaenses, de Paranaguá e Antonina, alcançaram a nota máxima (100 pontos) na novidade da premiação desse ano; o Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP). O indicador é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos.

Durante a premiação, o secretário Nacional de Portos, Mário Povia, destacou a importância do setor no cenário nacional. “A boa gestão tem um caráter sistêmico. Temos excelência de gestão, com boas práticas de governança e meritocracia. O porto hoje não é mais gargalo, mas solução para os problemas nacionais e internacionais. Com todas as dificuldades, o setor respondeu com altivez e com números recordes, que foram importantíssimos para a economia do Brasil”, disse o secretário.

INDICADORES CONSIDERADOS


A empresa estatal foi destaque em três das cinco categorias públicas e ficou entre as três primeiras colocadas em execução dos investimentos planejados e variação do lucro operacional.

A categoria em que alcançou nota máxima considera 15 indicadores, como índices financeiros, contábeis, de transparência administrativa, estrutura organizacional, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários, por exemplo.

RECONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO


De acordo com a Portos do Paraná, o reconhecimento dos portos de Paranaguá e Antonina no cenário nacional vem acompanhado de uma série de recordes. Entre janeiro de 2019 e maio de 2022 foram pouco mais de 185 mil toneladas de cargas movimentadas e 36 marcas batidas, incluindo o maior navio de grãos recebido, maior número de caminhões no Pátio de Triagem e maior movimentação da história.

A premiação é um reconhecimento do trabalho incansável dos funcionários da Portos do Paraná, dos trabalhadores portuários, empresários e membros da nossa comunidade. Além disso, comprova o compromisso do Governo do Estado com a excelência dos serviços prestados para todos os paranaenses”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em publicação da empresa.

Ainda segundo o diretor-presidente, nos últimos três anos, a empresa pública investiu R$ 437 milhões nos portos paranaenses. Neste ano, as obras em andamento já somam R$ 77,67 milhões, em recursos próprios.

É tri! Pelo terceiro ano consecutivo, Paraná tem melhor gestão portuária do Brasil, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Solenidade de entrega do prêmio “Portos + Brasil”, ocorreu quinta-feira (23), em Brasília. Foto: Claudio Neves /Portos do Paraná

LEIA TAMBÉM