Em Matinhos, entrega de materiais escolares beneficiará mais de 5.300 alunos da rede municipal de ensino


Por Redação
Em Matinhos, entrega de materiais escolares beneficiará mais de 5.300 alunos da rede municipal de ensino
Em Matinhos, entrega de materiais escolares beneficiará mais de 5.300 alunos da rede municipal de ensino
1/17
2/17
3/17
4/17
5/17
6/17
7/17
8/17
9/17
10/17
11/17
12/17
13/17
14/17
15/17
16/17
17/17

A Prefeitura de Matinhos realizou, na última quinta-feira (11), a apresentação dos novos uniformes e a entrega simbólica de kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A cerimônia aconteceu no Paço Municipal e contou com a participação de 70 famílias. Com essa ação, mais de 20 escolas serão atendidas, totalizando cerca de 5.300 estudantes beneficiados.

Os materiais, que abrangem os ensinos infantil e fundamental, foram produzidos conforme a necessidade de cada nível escolar, ou seja, do berçário ao 5º ano. Para que isso fosse possível, o Poder Municipal realizou a licitação 120/2023, ainda em novembro do ano passado, para a aquisição dos itens. O procedimento licitatório foi concluído em março de 2024, com a EVL Comércio Importação e Exportação sendo a vencedora, pelo valor de cerca de R$ 2.9 milhões.

“Hoje nós temos 5.350 alunos na rede municipal. Cada um deles receberá o seu kit individual de acordo com cada segmento de ensino. Então, esse é um dos investimentos, essa é uma das ações que o governo precisa declarar”, disse o secretário interino de Educação, Alzino Neto, o qual foi o responsável pela abertura da cerimônia.

Na sequência, Alzino passou a palavra para o ex-secretário de Educação, Mário Braga, o qual se afastou das funções por estar pré-candidato a vereador. Braga, que ficou dois anos na pasta, destacou as características dos kits escolares.

“É material de qualidade, de marcas importantes, para que os nossos professores e alunos possam desenvolver um bom trabalho. Quero falar aos pais que isso aqui é o retorno dos impostos que vocês pagam”, discursou o ex-secretário.


MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS E ECONOMIA PARA OS PAIS


Além da presença de autoridades locais, de pais e alunos, os professores e diretores também acompanharam a solenidade. A diretora da Escola Municipal Francisco dos Santos Junior, professora Alda Mara Correa, descreveu a importância dos kits para a vida escolar. Ela também fez uma comparação entre as diferentes classes sociais dos educandos.

O material escolar veio para igualar. O caderno que o filho do empresário tem, o filho do coletor também terá”, disse a diretora da Escola Municipal Francisco dos Santos Junior, professora Alda Mara Correa. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

“Temos, no município de Matinhos, todos os tipos de aluno. Há estudantes que são filhos de empresários, mas temos, também, alunos os quais os pais são coletores. O material escolar veio para igualar. O caderno que o filho do empresário tem, o filho do coletor também terá.  Então, só de a criança receber um kit como esse, de qualidade, ela já se sente motivada a estar na escola”, afirmou a diretora Alda Mara Correa.

Já a mãe de um aluno, da Escola Municipal Elias Abrahão, comentou sobre a economia gerada após o recebimento dos kits escolares. Conforme ela, o dinheiro – que seria destinado aos materiais – poderá ser aplicado em outras frentes. “É muito importante essa entrega, porque contribui com a família. Evitamos gastos com uniforme, com material escolar. Com isso, dá para investir em outras áreas da vida da criança”, ressaltou Daniele dos Santos.

É muito importante essa entrega, porque contribui com a família. Evitamos gastos com uniforme, com material escolar”, disse a mãe Daniele dos Santos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

CONFORTO E CUIDADO


O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, conversou com o JB Litoral sobre a distribuição dos materiais escolares. Ele abordou o cuidado com as crianças e a relevância do trabalho dos educadores no processo de formação escolar.

“Temos que começar o trabalho com a educação, cuidando bem das crianças e valorizando o professor, para poder dar esse resultado. Assim, a criança será um adulto melhor. Os materiais e os uniformes são de primeira linha, porque não seria interessante você amar e dar um produto de segunda para os alunos. Eles têm que usar tudo o que tiver de melhor”, declarou.

Além disso, Zé da Ecler aproveitou o momento para destacar outros investimentos realizados no setor da educação, que vão desde o aumento de salários dos professores até a instalação de ar-condicionado nas escolas.

“Aumentamos o salário dos professores. Temos, também, comida boa, transporte de qualidade. Queremos dar conforto para as crianças. Inclusive, já foram instalados ares-condicionados em 80% das salas de aula, coisa que nunca existiu antes. Então, até agosto ou setembro, todos os ambientes estarão climatizados”, concluiu o prefeito de Matinhos.

Sair da versão mobile