Em evento de filiação, partido Progressistas de Paranaguá recebe cerca de 300 novos membros


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/05/2022 Atualizado 17/02/2024

Na tarde de sábado (21), o partido Progressistas (PP) realizou um evento de fortalecimento do PP Mulher em Paranaguá. Cerca de 300 novos membros se filiaram ao partido de alinhamento entre a centro-direita e a direita.

Para a representante do PP Mulher no município, a vereadora Vandecy Dutra, as centenas de novos nomes que passaram a integrar o partido representam um marco na história do Progressistas na cidade. “Grandes lideranças comunitárias vieram para somar às pautas progressistas defendidas por esta vereadora em defesa de mais mulheres na política”, diz.

A deputada federal Christiane Yared (PP) também esteve presente no evento de filiação, que aconteceu no Salão União, no Jardim Guaraituba. “Através do trabalho, consigo observar o aumento significativo de mulheres envolvidas na política.  Fico emocionada ao ver que mais de duzentas mulheres se filiam hoje num movimento que considero uma corrente das mulheres progressistas. A todas as parnanguaras e mulheres do Litoral minha gratidão, pela confiança e todo carinho que recebo nas ruas e nas redes sociais”, disse.

Agora, o partido conta com nomes como os de Fernanda dos Santos e Daniele Lourenço Pontes Belo, líderes comunitárias do Jardim Iguaçu; dona Hortência Botelho, da Vila Marinho; Luciana Picanço; Bhranda Santos; Márcia Garcia; entre as dezenas de lideranças que fazem a diferença em seus locais de atuação, em Paranaguá.  

Vandecy destaca que as filiações vieram de pessoas de múltiplos seguimentos, com pensamentos e ideais diversos, mas que, neste momento, sentem-se de alguma forma representados. “Estamos felizes e otimistas, com o objetivo firme de levar o fortalecimento de políticas públicas a quem mais precisa. Com a diversidade de pensamentos dentro do partido, abrimos o diálogo para mais próximo das necessidades da população”, comenta.

Novos nomes


Um dos novos nomes do PP é o de Maria Aparecida Fernandes, mais conhecida como Cida Fernandez. Reconhecida por sua atuação política, especialmente no Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde meados de 1993, ela decidiu migrar para o Progressistas.

A minha filiação ao PP veio com a luz e a esperança que sempre sonhei e impus na minha vida: o reconhecimento e a valorização da mulher; de ter e de poder opinar, tomar iniciativa e ser aceita como uma formadora de opinião na política a qual, infelizmente, ainda só se é aceita se for do homem. Enquanto nós, mulheres, sempre temos que acatar e ser submissas. Ou seja, como no dito popular: ‘apenas para encher linguiça’, isto é, fazer parte dos 5% de mulheres no partido e nada mais”, diz.

Foto: Divulgação

Segundo ela, a trajetória da deputada Yared no Congresso e o seu carinho pelo Litoral e famílias fizeram com que se sentisse representada. Além disso, o ingresso da vereadora Vandecy na política garantiu “vez e voz” às mulheres, conforme Cida.

Me vi com vez e voz, tendo meus ideais aceitos. Logo, todo o time da Vandecy, composto por mulheres de pulso, opinião, determinadas à mudança e a valorização, me mostrou que é dessa equipe que quero fazer parte”, finaliza.

Representatividade


Outra mulher que agora é do PP é Bhranda dos Santos, conhecida por sua luta em favor dos direitos da população LGBTQIA+. Filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) por algum tempo, ela encontrou representatividade no Progressistas.

Acabei me afastando da esquerda partidária para fortalecer a Vandecy e as ações dela aqui em Paranaguá. Acredito que seja importante consolidar o mandato dela, contribuir de alguma forma para a cidade. Temos alguns planos em relação à juventude, movimentos LGBTQIA+, mulheres etc.”, diz.

Para ela, a mudança partidária foi uma decisão importante e difícil de tomar. “Mas acredito que estou fazendo a coisa certa, fortalecendo quem me fortalece e tem somado às pautas que levanto”, conclui.

LEIA TAMBÉM: