Em Guaraqueçaba, Força Verde descobre fábrica clandestina de palmito e prende dois suspeitos


Por Redação Publicado 21/05/2022 às 10h36 Atualizado 17/02/2024 às 08h56

Na cidade de Guaraqueçaba, policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAMB-FV) descobriram uma fábrica clandestina de palmito em conserva e prenderam dois suspeitos, na quinta-feira, 19. Durante a abordagem, houve a apreensão de cerca de 3 toneladas de palmito e ainda foi verificado que um dos abordados era procurado pela Justiça.

A ação foi realizada por equipes da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) em conjunto com a Agência Local de Inteligência do BPAMB-FV. Na ação foram verificados que os suspeitos estavam preparando, para a comercialização, palmitos da espécie Jussara, que é ameaçada de extinção e que teriam sido extraídos de unidades de conservação na região.

Durante as diligências foram apreendidos 1.023 unidades de palmito Jussara in natura, totalizando aproximadamente 3 toneladas; 768 vidros de palmito em conserva, 234 vidros vazios, nove botijões de gás, cinco bombonas de armazenamento, 20 kg de antioxidante e 10 kg de sal. Também foram apreendidas duas espingardas calibre 32, sete pássaros nativos silvestres e foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor aproximado de R$ 1 milhão.

Na identificação dos dois homens abordados no local, foi constatado que um deles estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo agravado.

Os suspeitos foram encaminhados, junto com tudo que foi apreendido, para a 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Antonina, para que fossem tomadas as providências necessárias.