Em Guaratuba, PM apreende caminhão baú com 283 caixas de cigarros contrabandeados


Por Redação Publicado 10/08/2022 às 09h53 Atualizado 17/02/2024 às 14h52

Na cidade de Guaratuba, policiais militares do 9º Batalhão apreenderam, na noite de terça-feira (9), um caminhão baú que transportava 283 caixas de cigarros contrabandeados. A ação foi realizada por uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) na PR-412, balneário Coroados. Na abordagem, o condutor do veículo foi preso e ainda houve a apreensão de um carro que fazia a escolta da carga.

De acordo com a ocorrência, por volta das 21h30, os militares estavam em patrulhamento de rotina pela rodovia quando avistaram o veículo de carga transitando em alta velocidade e resolveram realizar a abordagem. No entanto, logo depois do caminhão parar, os policiais foram surpreendidos por um automóvel Logan, o qual vinha atrás e acelerou, indo para cima da equipe policial para tentar evitar a abordagem.

De imediato, os policiais retornaram à viatura e perseguiram o carro, mas os dois ocupantes, após percorrerem uma distância de 200 metros, abandonaram o veículo e fugiram correndo para uma região de mata, não sendo mais localizados.

Na sequência da abordagem, os militares verificaram que o Logan estava fazendo a escolta do caminhão que levava no compartimento de carga as caixas, contendo mais de 14 mil pacotes de cigarros de origem estrangeira. Diante da situação, o condutor do veículo, de 33 anos, com endereço em Joinville, Santa Catarina, acabou preso por contrabando ou descaminho, sendo encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, em Paranaguá, junto com toda parte da carga apreendida para a elaboração do flagrante.

Em suas declarações, o motorista ainda relatou aos militares que havia um outro veículo fazendo a escolta do caminhão baú, o qual teria como destino a cidade de Palhoça, em Santa Catarina. Dentro do Logan, os policiais ainda encontraram documentos que seriam de um dos suspeitos que tentou impedir a abordagem.

O automóvel e o caminhão com o restante da carga de cigarros ficaram apreendidos na sede da 3ª Companhia da PM, à disposição da PF.